Santa Catarina entra em alerta de alagamentos nesta sexta-feira (11) devido às fortes chuvas que persistem desde o início da semana. A Defesa Civil informa que o avanço de uma frente fria aumenta a possibilidade de tempestades com rajadas de vento e queda de granizo, elevando os riscos de alagamentos e deslizamentos em várias regiões do estado.
As chuvas devem alcançar volumes entre 50 e 70 mm na Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, e Litoral Norte. No Grande Oeste, o acumulado pode chegar a 70 mm, enquanto no Alto Vale do Itajaí, a previsão é de 30 a 50 mm.
A Defesa Civil recomenda que a população esteja atenta aos alertas e orientações de segurança, devido ao alto risco de transbordamento de rios e enxurradas em áreas como o Médio e Baixo Vale do Itajaí. Rajadas de vento moderadas a fortes, principalmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, também representam risco de agitação marítima com ondas de até 3,5 metros em alto mar.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforçou a importância de permanecer vigilante: “Embora o volume de chuva registrado esteja um pouco abaixo do esperado, ainda há risco elevado de alagamentos e deslizamentos até o final do dia.”
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.