keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Santa Catarina enfrenta onda de calor durante o feriadão de Carnaval

As temperaturas podem atingir até 40°C em diferentes regiões do estado

Imagem mostra sol forte
Imagem Ilustrativa

Santa Catarina está sob uma intensa onda de calor neste período de Carnaval, com previsões indicando que o pico das temperaturas ocorrerá entre o final do domingo (11) e início da segunda-feira (12), podendo chegar a marcas de 40°C em diversas regiões. A Defesa Civil alerta especialmente para os municípios do Oeste, próximos à fronteira com a Argentina, onde o calor deve ser mais intenso.

O início do Carnaval, no sábado (10), amanhece com tempo firme em todo o estado, apresentando pouca nebulosidade no litoral. Contudo, o Sul do estado pode registrar pancadas de chuva típicas do verão durante a tarde. Já no litoral, chuvas fracas são esperadas nos períodos iniciais e finais do dia, influenciadas pela circulação marítima.

As temperaturas se mantêm elevadas em toda a região, alcançando máximas de até 36°C no Grande Oeste e 34°C no Litoral Sul e Planalto Norte. Na região da Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, as máximas devem ficar entre 29°C e 32°C, proporcionando um pouco de alívio frente às altas temperaturas do interior.

Para domingo (11), a previsão é de continuidade do tempo firme e ensolarado, especialmente nas regiões centrais do estado, sob influência de uma “bolha de calor”. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, apesar do calor predominante.

Na segunda-feira (12), espera-se o auge da onda de calor, com máximas podendo atingir os 40°C em pontos do Oeste, além de temperaturas altas no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Apesar da previsão de tempo firme e ensolarado para a maior parte do dia, não se descartam pancadas isoladas de chuva ao final do dia.

A terça-feira (13) traz a passagem de uma frente fria pelo oceano, aumentando a cobertura de nuvens e trazendo a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite. Essa mudança contribui para uma diminuição da sensação de calor, especialmente nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, onde as temperaturas máximas devem variar entre 29°C e 33°C, marcando uma transição após dias de intenso calor.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Frente fria se aproxima de Santa Catarina neste final de semana; previsão é de calor e temporal

Mesmo com bastante calor, chuva e temporais localizados devem chegar no domingo

Tempo

Ponte cai e famílias ficam isoladas devido as fortes chuvas em Apiúna

Houve também a interrupção dos serviços de telefonia na área afetada; em 30 minutos, choveu mais de 80 mm na cidade

Tempo

Litoral Norte tem alerta para granizo e chuva de até 100 mm nesta quinta; confira demais regiões

O alerta abrange o período do meio-dia desta quinta até as 6h de sexta-feira

Tempo

Extremos: regiões com enchentes e outras com tempo seco; veja como ficam os próximos dias

Chuvas intensas e temporais devem abranger o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte nesta quinta

Mais notícias

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Saúde

Força-tarefa contra dengue mobiliza mais de 900 pessoas e vistoria cerca de 300 ruas

Aproximadamente 400 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras