Identificada inicialmente na Alemanha, a XEC é monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu potencial impacto na saúde pública
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) confirmou a presença da variante XEC do coronavírus em duas pacientes de Jaraguá do Sul. Identificada inicialmente na Alemanha, a XEC é monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu potencial impacto na saúde pública. As pacientes, uma de 85 anos e outra de 34, apresentaram sintomas como febre e tosse em setembro e foram hospitalizadas devido a comorbidades.
A SES reforça a importância da vacinação para prevenir casos graves de Covid-19, ressaltando que o imunizante atual, da fabricante Moderna, é adaptado à subvariante Ômicron XBB 1.5 e recomendado para todos os grupos prioritários. A dose anual está disponível para indígenas, trabalhadores da saúde e outras populações vulneráveis, com doses semestrais indicadas para idosos, gestantes e puérperas. Crianças de 6 meses a 4 anos devem seguir o calendário nacional de vacinação.
Além da vacinação, a secretaria recomenda medidas de prevenção como uso de máscaras para sintomáticos, higienização frequente das mãos e manutenção de ambientes ventilados. Outras orientações incluem evitar aglomerações e contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.