keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina bate o recorde de declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física

Número de declarações é 12% maior do que o registrado ao final do prazo no ano passado

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Com o prazo regular para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física se encerrando à meia noite de ontem (31/05), um total de 1.769.139 declarações foram entregues pelos contribuintes de Santa Catarina. O número de declarações é 12% maior do que o registrado ao final do prazo no ano passado. No Brasil todo foram entregues 36.322.912 declarações de IRPF.

O aumento no número de declarantes em Santa Catarina o maior registrado dentre todos os Estados brasileiros, com a média nacional crescendo 6% em relação a 2021. Dentre os fatores que podem ter impulsionado este aumento está o crescimento econômico e a queda do desemprego no Estado, que apresentou melhor desempenho do que a média nacional. Outro fator que pode ter impulsionado o aumento dos declarantes foi a obrigatoriedade da declaração para quem aplica em bolsa de valores, futuros ou mercadorias, modalidades de investimento que vêm crescendo nos últimos anos.

Ao término do prazo de entrega, verificou-se este ano que os contribuintes entregaram menos declarações retificadoras na comparação com o ano passado. As declarações retificadoras são enviadas quando, após o envio da declaração original, o contribuinte percebe que cometeu um erro e precisa enviar uma nova declaração. Em Santa Catarina neste ano, apenas cerca de 6% das declarações enviadas foram retificadoras, 2% a menos do que no ano passado.

Declaração pré-preenchida

Um dos principais motivos para a queda no envio das retificadoras foi a expansão da declaração pré-preenchida, que foi disponibilizada para todos os contribuintes com contas gov.br de nível prata ou ouro. A declaração pré-preenchida, disponível no site da Receita Federal, traz todas as informações cadastrais que o órgão já dispõe sobre o contribuinte, bem como as prestadas por outras instituições, como bancos, planos de saúde, empregadores etc. Isto diminui bastante a possibilidade de erro e agiliza o preenchimento por parte do cidadão.

Um total de 127.202 declarações em Santa Catarina foram enviadas no último dia do prazo, cerca de 7% do total de declarações enviadas durante todo o período. Foi a menor média registrada dentre os Estados brasileiros, mas não tão distante dos 9% registrados no restante do território nacional.

Quem não entregou a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física dentro do prazo, pode entregar o documento, mas está sujeito a uma multa por atraso que tem o valor mínimo de R$ 165,74, mas que pode chegar a 20% do valor do imposto devido. Quem não fizer a declaração, estará sujeito ao lançamento de ofício por parte da Receita Federal, que traz multas ainda maiores, além de ficar com o seu CPF pendente de regularização, o que pode trazer transtornos para várias atividades cotidianas como a realização de compras, vendas e empréstimos.

Restituição e Malha Fina

Antes mesmo do prazo final se encerrar a Receita Federal já estava efetuando o pagamento do primeiro lote de restituições, para idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério que entregaram a declaração em tempo hábil para o processamento do lote. Até o final de setembro, mais quatro lotes de restituição serão pagos, respeitando a ordem de entrega das declarações.

Caso ao final do pagamento dos cinco lotes a restituição não tenha sido efetuada, há chances de que a declaração tenha sido retida em malha por inconsistências. Para verificar se esse é o caso, o contribuinte pode acessar o portal e-Cac a qualquer momento no site da Receita Federal (gov.br/receitafederal) ou no app Meu Imposto de Renda, aplicativo disponível para smartphones.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

“É a cara do Véio”: Finalistas disputam para saber quem é mais parecido com Luciano Hang

Todos publicam vídeos na internet imitando gestos de Hang, além de se mostrarem grandes fãs do empresário

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Geral

Mamãe Falei e Marcelo Brigadeiro se enfrentam em Florianópolis

A luta deve ocorrer no final do evento, que ainda contará com painéis sobre política

Geral

Superfície de Marte é totalmente fotografada por sonda chinesa

Tianwen-1 passou um ano na superfície do planeta e completou tarefas

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM