keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Santa Catarina atinge o maior nível de emprego já alcançado por um estado brasileiro

Um dos principais destaques de Santa Catarina é o menor desemprego entre jovens

imagem mostra carteira de emprego
Foto: Maurício Vieira/Secom

Santa Catarina bateu um recorde nacional no emprego: o estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada, um nível nunca antes alcançado por um estado brasileiro. Considerando apenas a população que faz parte da força de trabalho, o nível de ocupação é de 96,1%. A taxa de desemprego, que reduziu para 3,9%, continua a menor do Brasil. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 12, referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do segundo trimestre de 2022.

A taxa de desemprego catarinense é menos da metade da nacional, que fechou em 9,3%. Um dos principais destaques de Santa Catarina é o menor desemprego entre jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos, a desocupação é de 5,1%, quando na maioria dos estados a taxa passa de 13%.

Também é de Santa Catarina o maior percentual de formalidade do Brasil. Dos empregados no setor privado, 87,4% têm carteira assinada, à frente de São Paulo (81%) e Paraná (80,9%) – no Brasil, são 73,3%.

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham no levantamento, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Evento oferta vagas de emprego para pessoas com deficiência; mais de 30 empresas participarão

O evento ocorrerá das 9h às 16h desta quarta (27), em Florianópolis

Empregos

Cidades do Vale do Itajaí tem mais de 500 vagas de emprego

As vagas estão distribuídas em diversas cidades, incluindo Blumenau, Brusque, Gaspar, Pomerode e Timbó; confira a lista fornecida pelo Sine:

Empregos

Concurso público em Bombinhas conta com salário de até R$ 21 mil

Todos os níveis de escolaridade serão contemplados e as inscrições vão até segunda-feira (25)

Empregos

Fort Atacadista realiza feirão de empregos em Rio do Sul para a sua primeira loja na cidade 

Seletiva de candidatos será realizada nesta quarta-feira (13/03) na Unopar; serão oferecidas 200 vagas para todos os níveis de qualificação

Mais notícias

Segurança

Bebê é encontrado andando nu com um cachorro caramelo de madrugada

Os pais dormiam e não viram que a criança acordou e saiu vagando

Segurança

PRF apreende 272 garrafas de vinhos argentinos importados ilegalmente na BR-101 em Itajaí

A quantidade máxima permitida de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros mensais, por pessoa