keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Santa Catarina amplia em 36% o número de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

O novo mapa do turismo de Santa Catarina conta com 251 municípios, um crescimento de 36% em relação ao mapa divulgado em 2016, quando o Estado listou 184 municípios na ferramenta. Em comparação ao ano passado, SC manteve 181 municípios de vocação turística e incorporou outros 70, em 12 regiões turísticas. 

“Fizemos uma grande mobilização neste ano e estamos conseguindo esse resultado que até supera nossas expectativas”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na semana passada pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.Segundo o MTur, o mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.

Categorização dos municípios de SC

De acordo com o novo mapa, 46 municípios catarinenses estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que figuram na lista dos 10 mais visitados por estrangeiros a lazer no país, além de Blumenau, Joinville, Itajaí, e as serranas Uribici e São Joaquim, onde o frio é atração turística. Os demais 205 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Cidades

Mulher de 37 anos está desaparecida há 10 dias em Balneário Camboriú

Aline reside com a família no bairro das Nações, na cidade de Balneário Camboriú

Cidades

“A gente só sossega quando vê nosso filho na frente”, mãe faz apelo por filho desaparecido há 15 dias em Camboriú

Qualquer informação sobre Thieres pode ser repassada para o Núcleo de desaparecidos pelo 47 9 8447 6768 ou para a mãe do rapaz pelo 47 9 9188 5114

Cidades

Moradora de Tijucas está desaparecida há uma semana depois de sair de casa e deixar três filhos menores de idades

Qualquer informação sobre a moradora de Tijucas pode ser repassada para os telefones 48 9 9802 9137 ou 48 9 9814 4229

Cidades

Adolescente de 12 anos está desaparecida há quase uma semana em Porto Belo

Qualquer informação sobre o paradeiro de Taís pode ser repassada para Antônia Machado de Lara pelo telefone (47) 9 9927 2764

Cidades

Florianópolis anuncia cancelamento de festa de Réveillon na Beria-Mar Norte

Dinheiro que seria usado nos fogos será investido em cursos de capacitação profissional

Mais notícias