keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Santa Catarina amplia em 36% o número de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

O novo mapa do turismo de Santa Catarina conta com 251 municípios, um crescimento de 36% em relação ao mapa divulgado em 2016

O novo mapa do turismo de Santa Catarina conta com 251 municípios, um crescimento de 36% em relação ao mapa divulgado em 2016, quando o Estado listou 184 municípios na ferramenta. Em comparação ao ano passado, SC manteve 181 municípios de vocação turística e incorporou outros 70, em 12 regiões turísticas. 

“Fizemos uma grande mobilização neste ano e estamos conseguindo esse resultado que até supera nossas expectativas”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na semana passada pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.Segundo o MTur, o mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.

Categorização dos municípios de SC

De acordo com o novo mapa, 46 municípios catarinenses estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que figuram na lista dos 10 mais visitados por estrangeiros a lazer no país, além de Blumenau, Joinville, Itajaí, e as serranas Uribici e São Joaquim, onde o frio é atração turística. Os demais 205 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Valor será pago de hoje até a próxima terça-feira

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Mais notícias

Tempo

Após semana de frio extremo; veja como fica o tempo em Santa Catarina nos próximos dias

O frio continua nos próximos dias, mas não tão intensos quanto na última semana

Animal

Fotos: Milhares de tainhas são capturadas em praias catarinenses

Os lanços mais expressivos ocorreram em Bombinhas