keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Saneamento Básico: qualidade de vida e preservação do meio ambiente

Saneamento básico no Brasil é compreendido por quatro serviços

X
Foto: Divulgação

Muito se ouve falar a respeito de saneamento básico nos dias de hoje, mas você realmente sabe o que estas palavras significam? O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados com o objetivo de proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida para a população. Com estas medidas, é possível garantir a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças, e ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente e facilidades nas atividades econômicas.

O saneamento básico no Brasil é compreendido por quatro serviços: o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário, que são de responsabilidade da Águas de Bombinhas, somados à gestão de resíduos sólidos urbanos e o manejo de águas pluviais urbanas.

Entenda um pouco mais sobre cada um destes setores:

Abastecimento de água potável: construída há pouco mais de dois anos pela Águas de Bombinhas, a cidade possui um sistema de captação e tratamento de água próprios, incluindo uma Estação de Tratamento de Água de última geração. Para a água ser considerada própria para o consumo humano, ou seja, potável, deve obedecer a padrões de potabilidade: físicos (cor, transparência, odor e sabor), químicos (presença de substâncias químicas) e bacteriológicos (presença de microrganismos vivos).

Coleta e tratamento de esgoto: o novo sistema de esgotamento sanitário de Bombinhas já foi projetado pela concessionária Águas de Bombinhas e aguarda somente as licenças ambientais para que inicie a implementação. A previsão é de que a empresa invista cerca de R$85 milhões no esgotamento da cidade.

Gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU’s): este setor é composto pela coleta e destinação doresíduo sólido doméstico e também o da limpeza pública. A coleta seletiva, com a separação e reciclagem do lixo, também entra neste segmento. Manejo de água pluviais urbanas: o sistema de drenagem pluvial de uma cidade pode variar entre a microdrenagem e a macrodrenagem, sendo que as atividades contemplam desde a retirada das águas da chuva de passeios e calçadas, por exemplo, até a instalação de tubulações para evitar alagamentos ou enchentes.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Águas de Penha trabalha alinhada com os Objetivos do Milênio

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, é fundamental que os municípios se atentem para as causas ambientais

Utilidade Pública

Águas de Camboriú convida todos a adotarem melhores práticas para o consumo de água

Águas de Camboriú convida a todos a adotarem melhores práticas para o uso desse recurso que é tão importante para nossa saúde

Utilidade Pública

Você sabe o que são efluentes domésticos?

A qualidade de vida e as condições higiênicas melhoram nas áreas onde o sistema opera com o descarte correto do esgoto

Utilidade Pública

Programa Afluentes estreita laços entre Águas de Camboriú e comunidade

Principal foco são as relações com líderes comunitários e presidentes de associações de moradores

Utilidade Pública

Poços artesianos de Penha serão 100% automatizados

Poços tubulares de grande profundidade – também conhecidos com artesianos – da concessionária compõem o sistema de abastecimento da cidade.

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup