keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Sancionada a lei que cria a Rota Turística Caminhos da Neve

A lei prevê que a rota turística contemple os municípios de Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, Painel, Bocaína do Sul, Lages, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

X

Com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo na Serra Catarinense, a lei que institui a Rota Turística Caminhos da Neve foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo nesta sexta-feira, 27, em São Joaquim. “O turismo é um dos setores econômicos com maiores condições de crescimento. Em Santa Catarina, já responde por 13% da nossa economia e temos potencial para crescer ainda mais. E hoje vivemos um momento importante para fortalecer o setor. A nova lei promove a região serrana, cria personalidade e proporciona um trabalho integrado para geração de emprego e renda para muita gente”, destacou o governador Colombo.

Autor da lei, o deputado estadual Milton Hobus, ressaltou o objetivo de trabalhar de forma integrada o potencial turístico da região como um todo. “A marca Caminhos da Neve vai ajudar a explorar cada vez mais este grande potencial e vai trazer para cada cidade que faz parte da rota toda uma nova cultura turística”, acrescentou. A lei prevê que a rota turística contemple os municípios de Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, Painel, Bocaína do Sul, Lages, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Os objetivos são, de acordo com o texto da lei, fomentar o turismo catarinense; promover a conservação dos ecossistemas existentes nos municípios abrangidos; valorizar o legado cultural e histórico característico da Serra Catarinense; motivar novos investimentos e novas estratégicas para agregar valor e competitividade aos serviços e produtos da cadeia produtiva local; e caracterizar a rota turística em razão de sua tipicidade climática, aspectos sociais, ambientais e culturais. 

 

A lei também prevê fortalecer os eventos turísticos constantes nos calendários oficiais dos municípios abrangidos; e articular ações conjuntas do poder público com o trade turístico regional e com os operadores estaduais, visando à qualificação das atividades turísticas típicas da região.

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o secretário executivo da ADR de Lages, João Alberto Duarte, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, deputados estaduais, entre outras lideranças locais, também acompanharam o ato.

“A Serra Catarinense precisa trabalhar de forma coletiva para defender e promover os interesses da região. E a criação oficial da nova marca vai contribuir neste sentido, demonstrando a maturidade dos municípios envolvidos”, avaliou o prefeito Giovani Nunes. 

A obra Caminhos da Neve

Para promover o turismo da região, o Governo do Estado também trabalha na obra de pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve (SC-114), que liga as Serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Do lado catarinense, equipes do 1º Batalhão Ferroviário trabalham atualmente em um trecho de cinco quilômetros, resultado de um convênio iniciado em maio deste ano e que vai garantir R$ 9 milhões em investimento. A obra está em fase de terraplanagem. O governador Colombo aproveitou o ato desta sexta para parabenizar o Exército pelo bom ritmo dos trabalhos.

O projeto completo prevê pavimentação de 29,4 quilômetros do lado catarinense. Destes, 14 já estão concluídos, resultado de um investimento de R$ 15,2 milhões.

Cidades

Trabalhador é soterrado durante obra de tubulação

O trabalhador apresentava dores do lado direito do tórax e tinha um corte lacerante na parte direita do rosto

Cidades

Deputada Paulinha pleiteia Delegacia Regional para atender as demandas de Bombinhas, Itapema e Porto Belo

Mais uma causa abraçada pela deputada Paulinha para a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Depois de conquistar a instalação de uma sede da CIRETRAN regional em Itapema, um pleito […]

Cidades

Denúncias para limpeza de terrenos crescem depois de notificação da Prefeitura de Piçarras

Proprietários ou possuidores de terrenos notificados têm até esta segunda-feira (29) para efetuar limpeza

Cidades

Profissionais de saúde de Porto Belo recebem novos uniformes

A Secretaria de Saúde optou por jalecos aos médicos, enfermeiros e técnicos e coletes aos demais colaboradores, como agentes comunitários, atendentes e auxiliares de limpeza

Cidades

Entrevista: Prefeito de Porto Belo fala sobre importantes obras na cidade

O Visor Manhã desta quinta-feira (29) recebeu o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, para uma conversa sobre importantes obras que estão sendo feitas e planejadas na cidade. Acompanhe a conversa.

Mais notícias

Geral

Bebê fica ferido em capotamento em São João Batista

Uma criança de apenas 3 meses foi levada ao hospital Infantil Joana de Gusmão com suspeita de traumatismo craniano (TCE)

Geral

Bebê sobrevivente da chacina em Saudades deixa hospital depois de cinco dias internado

O bebê de 1 ano e 8 meses, que sobreviveu ao ataque na creche Aquarela, em Saudades (Oeste Catarinense), recebeu alta do Hospital da Criança, em Chapecó, neste domingo (09), depois de cinco dias internado. […]