keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

SAMU de SC testa internet via satélite em ambulâncias

O projeto está em fase experimental e será para locais que sofrem com a falta de cobertura de internet

WhatsApp Image 2024 02 12 at 14.15.17 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Em uma iniciativa pioneira no estado de Santa Catarina, o Governo iniciou um projeto experimental para instalar internet via satélite em ambulâncias do SAMU. O teste, que está sendo realizado no município de Rancho Queimado, visa manter as unidades de atendimento médico de emergência conectadas à Central de Atendimento 24 horas por dia, durante um período de 60 dias.

A motivação para este projeto inovador surgiu devido à dificuldade enfrentada pelo serviço de emergência na região, que sofre com a falta de cobertura de internet em uma área de aproximadamente 20 quilômetros. Esta lacuna na conectividade impactava negativamente o trabalho de salvamento de vidas, dificultando a comunicação entre as equipes no campo e a Central de Atendimento. Com a nova tecnologia, espera-se solucionar este problema, permitindo uma comunicação eficaz e constante.

A tecnologia de internet via satélite não apenas facilita a comunicação mas também abre portas para o acesso a informações, consultas a especialistas de forma remota, compartilhamento de dados dos pacientes em tempo real, e até a realização de procedimentos de telemedicina em situações complexas. O secretário Fett destaca que esta iniciativa é um passo importante para melhorar o atendimento médico de emergência, promovendo uma conexão estável e confiável mesmo nas áreas mais remotas do estado.

A fase de teste do projeto já apresenta resultados positivos, com relatos de melhoria no atendimento de emergência. Dependendo do sucesso dessa fase inicial, o governo planeja expandir o uso da tecnologia, conectando as ambulâncias não só com a Central de Atendimento mas também com hospitais, e, futuramente, possibilitando atendimentos preliminares via chamada de vídeo. O equipamento utilizado no teste, fornecido pela empresa de forma experimental, não gerou custos adicionais ao projeto.

WhatsApp Image 2024 02 12 at 14.15.19 Visor Notícias
Nova tecnologia via satélite será implementada na SAMU. (Foto: Divulgação)

Ao final do período de teste, será elaborado um relatório detalhado sobre os benefícios e resultados alcançados, determinando os próximos passos para a ampliação da conectividade em todo o estado de Santa Catarina.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

Prefeitura de BC entrega óculos com Inteligência Articificial que auxilia deficientes visuais

O OrCam MyEye foi entregue a usuários cadastrados nas Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Educação

Tecnologia

Capacitações para jornalistas: confira 3 cursos presenciais inéditos em Florianópolis

Jornalista Almir Rizzatto ministrará cursos de Inteligência Artificial, Copywriting e SEO para profissionais da área da comunicação no mês de abril; as vagas são limitadas

Tecnologia

Retorno do Nokia Tijolão? ‘Dumbphones’ ressurgem como alternativa para fugir das redes sociais

A nostalgia é um dos motivos, com muitos buscando reviver a era dos celulares robustos dos anos 90 e 2000 e o "jogo da cobrinha"

Tecnologia

Drone ‘falante’ para previnir afogamentos é testado por bombeiros em praia de Florianópolis

O objetivo é avaliar a eficácia desses equipamentos na vigilância e assistência aos banhistas ao longo da orla

Tecnologia

Balneário Camboriú inspira cenário para novo jogo no estilo ‘GTA’

O IMPUNES terá a cidade de BC representada no nome de 'Canário'

Mais notícias

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Saúde

Força-tarefa contra dengue mobiliza mais de 900 pessoas e vistoria cerca de 300 ruas

Aproximadamente 400 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras