Um projeto ousado e que chamou a atenção desde que foi anunciado, o túnel subaquático entre as cidades de Itajaí e Navegantes teve detalhes revelados.
O projeto, que vem sendo estudado desde 2015, deve servir para melhorar a mobilidade entre as cidades, cuja travessia hoje só é possível ser feita através de balsa.
O caminho subaquático foi pensado como alternativa a uma ponta, que poderia colocar um limite de altura aos navios que navegam no local. A ponte teria que ser muito alta, tornando o projeto muito mais caro.
O túnel é apenas uma das obras de mobilidade que deve integrar as 11 cidades da foz do Rio Itajaí-Açu. Outra parte do projeto é um sistema integrado de transporte público, que deve possibilitar o transporte rápido e eficiente entre todos os municípios.
Estudos prévios também uma tarifa entre R$ 5 e R$ 10 para o transporte coletivo regional, dependendo do número de integrações.
Atravessar o túnel subaquático só deve ser possível a partir de 2028, segundo a projeção do InovAmfri/Cim-Amfri, e para fazer a travessia será preciso pagar um pedágio.
A travessia deve ser instalada no bairro Imaruí, na parte de Itajaí, e entre o Centro e o São Domingos, na parte de Navegantes. A estrutura deve ser instalada abaixo da calha do rio, para não atrapalhar o fluxo de navios no complexo portuário de Itajaí e Navegantes.
Para acessar o túnel, conforme a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), o motorista teria que pagar uma tarifa que pode variar entre R$ 4,50 e R$ 10, dependendo do veículo.
O polêmico túnel submerso do rio Itajaí-Açu, que vai ligar Itajaí a Navegantes, recebeu a aprovação inicial para o empréstimo que pode custear parte da obra.
A Cofiex (Comissão de Financiamento Exterior) do Ministério da Econômia aprovou a Carta Consulta apresentada pelo CIM-AMFRI para a implementação das ações previstas no projeto.
O empréstimo, proveniente do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), será de US$ 90 milhões – mais de R$ 516 milhões -, além de US$ 30 milhões (R$ 172 milhões) equivalente à contrapartida do financiamento, devendo ser amortizados em 25 anos.
Ao todo, de investimentos públicos, serão 120 milhões de dólares, ou seja, mais de R$ 688 milhões. Outra parte do projeto, mais de US$ 240 milhões (mais de R$ 1,3 bilhões) serão provenientes de investimentos privados.
O projeto é composto de três elementos principais: o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR/AMFRI), o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú.
Com informações de ND+