keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Saiba como está Antonella pouco mais de um ano após receber a medicação

Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.

X
Foto: Reprodução redes sociais

Antonella, que recebeu a medicação nos Estados Unidos em fevereiro de 2020, comemora junto da família a cada evolução do seu tratamento.

Em 13 de fevereiro de 2020, após uma longa campanha, a solidariedade dos brasileiros, sobretudo da região do Vale do Itajaí, rendeu frutos: a pequena Antonella pôde receber a dose do remédio Zolgensma, disponível, à época, apenas nos EUA.

A mãe de Antonella, Evelize, conta que a filha continua progredindo conforme o esperado pelos médicos: “Hoje ela já tem mais força nos braços e pernas. Consegue fazer alguns sinais com a mãozinha, sustenta melhor a cabeça, consegue levantar os pezinhos e quadril.”

“Agora que ela tem mais movimentos, quando ela percebe que consegue fazer algo que não fazia antes, ela fica toda feliz”, comentou Evelize, mãe da menina.

A fisioterapeuta iniciou um protocolo de semi oclusão da traqueostomia para que ela aprenda a respirar pelo nariz e mais para frente poder tirar a traqueostomia. Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.

A pequena faz acompanhamento com fisioterapeuta três vezes ao dia, todos os dias da semana. As consultas com fonoaudióloga acontecem 5 vezes na semana e a terapia ocupacional ocorre 3 vezes na semana.

Antonella ainda tem consultas periódicas com um neuropediatra de São Paulo. O médico, que antes vinha para Blumenau, agora faz as consultas por vídeochamada por conta da pandemia da Covid-19.

Agora, a família aguarda o fim da pandemia para que ela possa fazer a retirada do aparelho de traqueostomia. Porém, Antonella ainda deverá passar por uma cirurgia para a retirada de alguns granulomas que estão obstruindo a passagem de ar.

A retirada da traqueostomia só poderá ser feita depois desta cirurgia, para que a respiração da pequena não fique prejudicada.

A campanha para ajudar a pequena movimentou centenas de pessoas. Veja o vídeo:

Fonte: Reportagem originalmente publicada em O Município Brusque

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Geral

Quinto caso de febre amarela em humanos é confirmado em Santa Catarina

Todos os cinco casos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

Geral

Estudantes de Itapema entregam cartas de esperança para profissionais da saúde

O trabalho foi coordenado pela Coordenadora Ana Lucia Ribeiro Gomes e a professora Dayane Lays Guimarães

Mais notícias