keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Rota do vinho: vinícolas catarinenses paradisíacas.

E aí, se anima a conhecer cada um desses lugares?

Se você pensa em ir para Santa Catarina somente no verão, vamos te mostrar uma rota do vinho no Estado que irá transformar os seus planos de viagem!

1. BOM RETIRO

Se você deseja uma experiência completa em uma vinícola moderna e aprecia uma boa gastronomia, vai adorar conhecer a Vinícola Thera, que fica em Bom Retiro, a cidade serrana mais próxima do litoral!

Divulgação/Vinícola Thera

A nossa sugestão é começar com um passeio em meio às videiras, seguido por uma degustação de alguns dos principais rótulos da casa, que é acompanhada por um sommelier da Thera. Mas é claro que uma visita dessas não pode deixar de fora um belo prato acompanhado de um ótimo vinho. É hora de conhecer o restaurante, louge e bar Thera Wine Bar: Uma experiência saborosa e aconchegante, num espaço com arquitetura e decoração elegantes, em meio a uma paisagem deslumbrante.

Mas quiser fechar com chave de ouro, o convite é para se hospedar na Pousada Boutique da vinícola porque possui suítes aconchegantes e belíssimas em meio à esplêndida beleza natural da Fazenda Bom Retiro, sendo assim uma excelente opção para quem quiser passar alguns dias e curtir o friozinho da serra catarinense.

2. SÃO JOAQUIM

Conhecida pelo frio e pela neve, a cidade de São Joaquim é um dos destinos mais procurados quando se trata do Enoturismo catarinense.

No sul do estado, São Joaquim fica a pouco mais de 3 horas de distância de Florianópolis e com certeza vale a pena para conhecer pelo menos uma das 16 vinícolas da cidade! De todas elas, 7 estão preparadas para receber visitantes, oferecendo passeios, piqueniques, degustações e outras atividades. Escolhemos algumas vinícolas imperdíveis para você conhecer. Vamos lá?

Villa Francioni

São Joaquim possui um excelente e propício clima para o cultivo das uvas. Começamos a nossa rota do vinho pela Villa Francioni, porque é uma das mais famosas da região e seus rótulos têm reconhecimento nacional e internacional.

Divulgação/Villa Francioni

Com um passeio imperdível, a vinícola possui um diferencial notável: uma bela Galeria de Arte, que já recebeu obras internacionais. Fundada na década de 1990, foi a primeira vinícola da região. O vinho mais famoso da Villa Francioni é o VF Rosé, e recebeu o prêmio de Melhor Rosé do país do ADEGA Vinhos do Brasil 2019/2020.

A visita é acompanhada por um guia especializado e percorre por todos os estágios da elaboração dos vinhos da casa, finalizando com uma incrível sessão de degustação. Só é preciso fazer o agendamento pelo site de reservas da vinícola.

Villagio Bassetti

Para os mais aventureiros e esportistas, que tal um passeio de bicicleta pelos vinhedos? E ainda com direito à degustação durante e após a pedalada? Este é o diferencial da Villagio Bassetti! O passeio de bike precisa ser agendado com antecedência. Inclua no seu roteiro e divirta-se!

Leone di Venezia

Com um cenário deslumbrante dos vinhedos de São Joaquim, a Leone di Venezia cultiva castas italianas, algo raro de se ver por aqui. E o diferencial da casa, é que aqui você encontra o vinho laranja (ou âmbar). A vinícola ao estilo italiano oferece piqueniques. Experiência garantida!

Monte Agudo

A Monte Agudo é famosa por proporcionar um inigualável almoço harmonizado. Com vinhos de altíssima qualidade e paisage única, este é o local ideal para uma refeição harmonizada com vista de cinema. Entre as atrações da vinícola, também destacamos o Sunset (vinho e pôr do sol). Vale a pena conhecer!

D’Altur, Pericó e Suzin

Quem estiver empolgado, também pode conhecer a vinícola boutique D’Altur, próximas à todas essas e a Pericó, famosa pelos icônicos vinho rosé e espumante Juliette. Outra sugestão é a Vinícola Suzin, porque cultiva uma ótima variedade de castas e foi premiada por seu Cabernet Franc e também pelo Cabernet Sauvignon.

Divulgação/Pericó

Está gostando? Calma que temos mais dicas para você incluir na sua rota do vinho:

3. VALE DAS UVAS GOETHE

Quem for para São Joaquim e quiser esticar a viagem, pode pegar a Serra do Rio do Rastro em direção á Urussanga nos Vales das Uvas Goethe. São em torno de 110km da cidade (sendo cerca de 25km de curvas sinuosas na famosa Serra do Rio do Rastoro).

Em Urussanga, você pode conhecer um pouco mais sobre história e cultura local, visitando o patrimônio cultural (legado dos imigrantes italianos) na cidade. E, claro, conhecer vinícolas como Mazon e Casa del Nono, que têm Indicação Geográfica de Procedência e refletem a identidade da região.

Vigna Mazon

Uma excelente experiência italiana raiz, com pratos tradicionais da culinária italiana em um ambiente acolhedor e rústico. Assim, é ótimo para um passeio em família. A dica também é harmonizar os pratos com os vinhos locais que claro, irão complementar a sua rota do vinho.

Casa del Nono
Divulgação/Casa del Nono

Esta é uma vinícola descontraída e com excelentes rótulos da uva Goethe. Em 2011, a Casa del Nono tornou-se a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina! O destaque da casa é para o Espumante Goethe porque foi o primeiro espumante desta uva no mundo!

A maioria destas vinícolas que citamos possuem local para eventos corporativos, casamentos, aniversários e demais festividades.

E aí, se animou para conhecer cada um desses lugares?

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Tour da Experiência passa por atualização em Itapema

Roteiro propõe que o visitante vivencie as práticas locais ligadas à natureza, gastronomia e cultura

Turismo

O que fazer em Bombinhas

Quer saber o que fazer em Bombinhas? Então continue lendo que separamos as melhores atividades e lugares para você visitar na sua estadia!

Turismo

Itajaí deve receber mais de 30 mil turistas na próxima temporada de cruzeiros

Cidade terá o maior número de escalas de trânsito, embarques e desembarques do Sul do Brasil

Turismo

Onde se hospedar em Porto Belo

Agora você já possui uma grande lista com várias opções para você se hospedar!

Turismo

Itapema apresentará case turístico em quatro países da América do Sul

A participação no Meeting Brasil 2022 proporciona à Costa Verde & Mar a possibilidade de apresentar aos agentes e operadoras de turismo toda a potencialidade da região

Mais notícias

Segurança

Criança autista de 3 anos morre após amamentação em Penha

Segundo informações, a mãe da criança amamentou a pequena e em seguida colocou ela para dormir no quarto

Segurança

Criminosos furtam a placenta de catarinense acreditando ser carne

A vítima contou que guardou o órgão há 3 anos, quando teve sua filha, esperando mostrar para ela no futuro