Em apenas 24 horas, o rio subiu quase cinco metros e meio, provocando uma nova enchente na cidade
O município de Rio do Sul viveu neste sábado (18) o dia mais chuvoso dos últimos oito anos, segundo dados da Defesa Civil local.
Essa chuva intensa e concentrada, especialmente no Alto Vale, causou um aumento significativo no nível do rio Itajaí-Açu. Em apenas 24 horas, o rio subiu quase cinco metros e meio, provocando uma nova enchente na cidade. O acumulado de chuva entre sexta-feira e sábado atingiu 167 milímetros, excedendo as previsões que variavam entre 80 e 120 milímetros para o período.
A situação se agravou particularmente nas cidades da bacia do rio Itajaí-Açu que não são protegidas pelas barragens, ressaltando a vulnerabilidade dessas áreas a eventos climáticos extremos. Desde a instalação do sensor na ponte Dom Tito Buss, que mede o nível do rio, precipitação e outros dados cruciais para a Defesa Civil, em julho de 2016, não se registrou um dia tão impactante quanto este.
Alerta para deslizamentos
Por conta deste alto volume de chuva concentrado em pouco tempo, a Defesa Civil de Rio do Sul alerta a comunidade sobre o alto risco para deslizamentos de terra, queda de barreira e outras ocorrências associadas a chuva. O morador precisa ficar atento e, caso identifique alguma dessas ocorrências, é importante informar a Defesa Civil pelo telefone 199 e, dependendo da gravidade, sair imediatamente do local.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.