keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Reunião com a ANTT e Autopista Litoral discute futuro das marginais da BR-101

Prefeito, vereadores e secretários participaram da reunião expondo as necessidades da cidade

Com objetivo de atender as reclamações e advertências feitas pelos moradores e pela mídia, a Prefeitura de Balneário Piçarras com a Câmara de Vereadores realizaram uma reunião à portas abertas com representantes da ANTT – Agência Nacional de Transito e Transito e da Autopista Litoral Sul. As principais pautas discutidas foram sobre as marginais da BR-101 e sobre as entradas da cidade, que são grandes causadoras de acidentes.

O ato contou com a presença do Prefeito Leonel Martins, vice-prefeito Flávio Tironi e de sete vereadores: Ademar de Oliveira, Antônio João Pera, Antônio Pedro da Silva, Dalva Cristine Teixeira dos Santos, Lucimir Uller Bittencourt, Marli Dulcinéia da Silva Santana, Maurino da Cunha e do Presidente da Câmara, João Bento Moraes, além de empresários locais e secretários municipais, dando maior fundamento as pautas discutidas e mostrando as maiores necessidades que o munícipio apresenta.
Já no início da reunião, o Prefeito Leonel Martins deixou claro os pontos principais de discussão: uma passagem em desnível entre Arxo e a Takata, gerando mais segurança no acesso e formando um binário que possibilite a transformação das marginais em mão única e a ampliação da marginal Sul/Norte, beneficiando diretamente a população do Bairro Itacolomi, com a criação do acesso Norte/Sul para a Rua 3500 – Victor Zimmermman.

“Compartilhamos do sentimento da ANTT da necessidade, porém, o município não tem como solucionar um problema criado pelo Governo Federal”, comentou o Prefeito Leonel, fazendo alusão ao desejo da agência em tornar as marginais sentido único, que entretanto, geraria grandes transtornos à população, que para acessar o interior ou a BR-101 sentido Norte/Sul, necessitaria ir até o retorno mais próximo, que é somente em Barra Velha.
“Implantar o sistema de mão única nas marginais nos causaria hoje diversos problemas, por isso, a passagem em desnível entre a Arxo e a Takata é necessária”, exaltou o prefeito. Além disso, de acordo com Leonel, o acesso de Balneário Piçarras Sul/Norte deve ser alterado: “Tivemos intervenções nas marginais que deixaram elas com situações mais críticas”. O Presidente da Câmara de Vereadores, João Bento Moreas também foi taxativo: “Estamos colocando os problemas na mesa e queremos soluções”.

Ademir Custódio, Gerente de Operações da Autopista Litoral Sul informou que o contrato inicial não previa tais obras solicitadas, porém, existe um dispositivo de revisão que pode dar aporte às necessidades do município: “A revisão quinquenal é prevista em contrato e possibilita um aditivo de obras que se adaptem as necessidades das cidades. Observamos a expansão de Balneário Piçarras e já inserimos algumas propostas para a cidade, como a extensão das vias marginais sentido Sul/Norte, com aproximadamente cinco quilômetros de via, fazendo a ligação com o viaduto de Medeiros”.

O Especialista em Regulação da ANTT, Gilmar Cardoso, comentou: “Trabalhamos desde 2014 fazendo levantamento do que precisamos fazer além do que estava previsto no contrato de concessão. Balneário Piçarras será um dos municípios mais beneficiados, porque apresentou mais necessidade. A revisão quinquenal deve ser finalizada ainda neste ano e, as obras de expansão das marginais sul/norte, com previsão de início para o ano que vem”.

Gilmar ainda explicou que qualquer pessoa pode fazer uma solicitação à ANTT: “A partir desse ano a ANTT criou uma sistemática específica com um procedimento diferenciado, buscando atender as necessidades de cada cidade, onde qualquer cidadão pode encaminhar, via internet, a ANTT as suas necessidades viárias”, explicou Gilmar. O portal da ANTT é www.antt.gov.br.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica