O governo federal deverá decidir nesta terça-feira (15) se o horário de verão voltará a vigorar neste ano, conforme antecipado pelo jornal O Globo. A decisão será tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma reunião técnica, na qual será discutida a recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para adoção da medida. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a implementação exigiria um prazo de ao menos 20 dias.
O horário de verão, abolido durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por não gerar mais a economia energética prevista, pode ser retomado em resposta à seca intensa que afeta o Brasil. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que o país enfrenta a pior estiagem dos últimos 74 anos, o que sobrecarrega o sistema de fornecimento de energia.
Embora o governo esteja inclinado a tomar uma decisão técnica, o ministro Silveira ressaltou que o horário de verão é mais eficaz de 15 de outubro a 30 de novembro, mas que sua importância diminui ao longo do período.
A possível data de retorno da medida será discutida na reunião, mas, conforme O Globo, Lula já indicou que o horário especial não deve voltar antes do segundo turno das eleições, marcado para o dia 27.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.