keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Resgate Social atendeu mais de 200 pessoas em setembro em Balneário Camboriú

Dos 207 atendidos, 57 pessoas receberam passagem rodoviária para os municípios onde receberão acolhimento familiar ou de terceiros.

O Resgate Social, departamento da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, divulgou nesta quarta-feira (11) o balanço de atendimentos realizados em setembro. Durante o mês, as equipes do Resgate Social atenderam 207 pessoas, 14% a menos do que em agosto, onde foram atendidas 235 pessoas. Dessas, 193 foram acolhidas na Casa de Passagem do Migrante, algumas em mais de uma ocasião, resultando no total de 282 acolhimentos, recorde para setembro.

Dos 207 atendidos, 57 pessoas receberam passagem rodoviária para os municípios onde receberão acolhimento familiar ou de terceiros. O perfil básico dos auxiliados são homens (89% dos atendimentos), com idade entre 18 e 30 anos (43%), ensino fundamental incompleto (46%) e vieram a Balneário Camboriú em busca de emprego (38%). A maioria (70%) são oriundos da Região Sul do Brasil. Atualmente na cidade, 110 pessoas estão situação de rua e 21 são moradores de rua.

No início do mês de outubro, o Resgate Social iniciou a Operação Festas de Outubro para controlar o fluxo migratório e junção de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social nas principais vias da cidade, ocasionados pelas festividades das cidades vizinhas a Balneário Camboriú. A ação será feita até o dia 22 de outubro, principalmente, nas Avenidas Atlântica e Brasil, diariamente. A atividade também conta com o apoio da Guarda Municipal (GM).

“Muitas pessoas que vieram para o nosso município em agosto e aqui resultaram em situação de rua foram orientadas a retornar a seus familiares. Quase a totalidade destes não eram moradores de rua, mas sim pessoas que vieram tentar a sorte em Balneário Camboriú, e por fim, não conseguiram emprego, nem se estabelecer. Com isso, houve uma diminuição no número de pessoas nessas condições, porém, a tendência é que aumente no mês de outubro, em razão das festas na região”, comentou o diretor do Resgate Social, Eder Clemente.

O Resgate Social, além de prestar auxílio e assistência, busca dar novas oportunidades aos cidadãos que, independente do motivo, acabaram indo para as ruas. Os moradores de rua são aqueles que vivem nas ruas há mais de um ano por escolha própria e que perderam todo o vínculo familiar. As pessoas em situação de rua são aquelas que ficaram sem residência em razão de desemprego, corte de vínculo familiar, e/ou dependência química, estando há menos de um ano nas ruas, e também aquelas que viajam de cidade em cidade, sem rumo definido, que ficam no município por poucos dias.

Os moradores também podem solicitar abrigo na Casa de Passagem, indo até o local localizado na Rua Edgar Linhares nº 570 – Bairro Nova Esperança, ou na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Para entrar em contato com o plantão do Resgate Social o número é o (47) 98839 – 7075 ou pela Central do Resgate Social no 156.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Animal

Cachorro é deixado enforcado em portão de casa em Itapema

O corpo do animal ainda estava quente, indicando que havia morrido há pouco tempo