keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Relatório de balneabilidade aponta 60,3 % dos pontos próprios para banho em SC

Coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira, 28, o oitavo relatório de balneabilidade da temporada de verão. Mais um ponto de coleta na Guarda do Embaú foi acrescentado pelo Instituto. Desta forma, o IMA passa a monitorar 237 pontos na pesquisa e, deste total, 143 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 60,3%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 63 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 72,4%.

As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

A pesquisa e monitoramento de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pelo IMA, desde 1976, e segue as normas da Resolução n. 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A metodologia utilizada é aplicada em todo o Brasil e na maioria dos países que realizam o monitoramento da balneabilidade. 

“Trata-se de um critério objetivo, com pouca ou nenhuma margem para interpretações, e que leva em consideração não somente a condição pontual, mas um histórico de 5 semanas consecutivas”, reforça o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

As análises são, impreterivelmente, realizadas a cada sete dias, sempre no mesmo turno e dia da semana. O calendário de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível neste linkDurante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. Os resultados são cadastrados no sistema e atualizados automaticamente no site e no aplicativo Praia Segura.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação, Geral

Projeto Meninas Cientificas beneficia 58 alunas de escolas de Balneário Camboriú

Projeto é do Rotary Club de Balneário Camboriú e conta com a parceria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Itajaí

Geral

De estúdio high tech a game center: Parque Camboriú revoluciona com novo jeito de morar

O mercado de imóveis tem atraído a geração Y com as novas soluções que vão desde tecnologias controladas por aplicativo, serviços para mobilidade urbana sustentável e inovações para o bem-estar

Geral

Fazzenda Park Hotel inova com ações de marketing e vendas

A primeira ação, a Blitz do Fazzenda ocorreu nos restaurantes Engenho Lanches, em Penha, e Sabor Imperial, em Blumenau

Geral

Blumenau terá festival gastronômico para todos os gostos

Evento inicia nesta sexta-feira (01/07), em bares e restaurantes da cidade

Mais notícias

Economia

Lojas do Fort Atacadista de SC passam a aceitar todos os cartões de crédito

Além da economia e variedade, os clientes das 32 lojas no estado já contam com mais essa facilidade no pagamento; novidade passa a valer também para o Delivery Fort

Economia

Altevir Baron é finalista do Prêmio Personalidade de Vendas 2022

Diretor de mercado da FG Empreendimentos representa o segmento da construção civil nesta que é umas das mais tradicionais premiações do mercado