keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Refis 2017 é aprovado por maioria na Câmara de Itapema

Na defesa do seu Projeto, o Governo Municipal justificou que o REFIS 2017 visa resgatar dívidas com a fazenda pública, concedendo desconto nos juros e multas.

 

Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema, 24/10, um Projeto de Lei do Poder Executivo gerou discussão. Trata-se do PL nº 110/2017, que institui o Programa de Recuperação Fiscal Itapema – REFIS 2017, destinado a promover a regularização de créditos do Município, decorrentes de débitos do sujeito passivo, Pessoa Física ou Jurídica, relativos às receitas tributárias municipais ou não, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2016.

O Projeto entrou na Casa na mesma Sessão em que foi votado, sendo apreciado em regime de urgência especial. Dos 13 vereadores, Yagan Dadam (PR) e Cleverson Tanaka (PDT) votaram contra o Pedido de Urgência.

Na defesa do seu Projeto, o Governo Municipal justificou que o REFIS 2017 visa resgatar dívidas com a fazenda pública, concedendo desconto nos juros e multas. O desconto é progressivo, sendo: 50% para pagamento parcelado em 20 vezes; 70% para pagamentos em 10 parcelas; e 90% para pagamentos à vista.

Durante a votação da matéria, o vereador Yagan se manifestou contra o projeto. Segundo o vereador, o PL já veio e voltou algumas vezes para a Câmara, por problemas de constitucionalidade e, desta vez, não foi diferente. “Todos são iguais perante a Lei. É sabido que, com o REFIS, as empresas sonegadoras e fraudulentas tem o mesmo tratamento que aquelas que não pagaram por realmente passarem por dificuldades financeira. Isso gera um sentimento de impunidade: pagar pra que o imposto em dia, se daqui a dois anos, cinco anos, vem o REFIS?”, criticou.

O vereador Tanaka também votou contra o PL. Segundo ele, o REFIS é uma maneira do Poder Executivo renunciar a sua receita tributária planejada: “se o município prevê em seu orçamento uma determinada receita tributária, legalizando o REFIS, ele abre mão de receber parte desse valor de dívidas e multas, e deve ter consciência de que está renunciando os valores dessas dívidas”.

Após as defesas dos vereadores, o PL entrou em discussão e foi aprovado por maioria, com dois votos contrários, de Yagan e Tanaka.

Cidades

Trabalhador é soterrado durante obra de tubulação

O trabalhador apresentava dores do lado direito do tórax e tinha um corte lacerante na parte direita do rosto

Cidades

Deputada Paulinha pleiteia Delegacia Regional para atender as demandas de Bombinhas, Itapema e Porto Belo

Mais uma causa abraçada pela deputada Paulinha para a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Depois de conquistar a instalação de uma sede da CIRETRAN regional em Itapema, um pleito […]

Cidades

Denúncias para limpeza de terrenos crescem depois de notificação da Prefeitura de Piçarras

Proprietários ou possuidores de terrenos notificados têm até esta segunda-feira (29) para efetuar limpeza

Cidades

Profissionais de saúde de Porto Belo recebem novos uniformes

A Secretaria de Saúde optou por jalecos aos médicos, enfermeiros e técnicos e coletes aos demais colaboradores, como agentes comunitários, atendentes e auxiliares de limpeza

Cidades

Entrevista: Prefeito de Porto Belo fala sobre importantes obras na cidade

O Visor Manhã desta quinta-feira (29) recebeu o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, para uma conversa sobre importantes obras que estão sendo feitas e planejadas na cidade. Acompanhe a conversa.

Mais notícias

Geral

Bebê fica ferido em capotamento em São João Batista

Uma criança de apenas 3 meses foi levada ao hospital Infantil Joana de Gusmão com suspeita de traumatismo craniano (TCE)

Geral

Bebê sobrevivente da chacina em Saudades deixa hospital depois de cinco dias internado

O bebê de 1 ano e 8 meses, que sobreviveu ao ataque na creche Aquarela, em Saudades (Oeste Catarinense), recebeu alta do Hospital da Criança, em Chapecó, neste domingo (09), depois de cinco dias internado. […]