keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Rede municipal de ensino São José inicia ano letivo 100% presencial

São José inicia o primeiro semestre letivo com duas novas creches

Mais de 25 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino de São José retornaram às aulas nesta segunda-feira (14) de maneira 100% presencial. A rede municipal é composta por 41 Centros de Educação Infantil (CEIs), 24 Centros de Educação Municipal (CEMs), duas Escolas Ambientais e sete Escolas Profissionais, envolvendo cerca de 2 mil profissionais de educação.

Em visita ao Centro de Educação Infantil (CEI)  Ana Sperandio Battisti, em Campinas, nesta tarde, e na Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, em Barreiros, pela manhã, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretária municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, desejaram um excelente ano letivo às crianças, estudantes, professores e profissionais de educação.

“Nossa rede municipal de ensino está em constante aprimoramento para melhor atender nosso público. Estamos investindo em melhorias na infraestrutura, na formação profissional, na ampliação da educação integral e na implantação da educação Maker, que é o aprender fazendo”, detalhou o prefeito Orvino.

Com um olhar atento a cada detalhe, as crianças do CEI Professora Ana Sperandio Battisti, localizado em Campinas, voltaram animadas. “Estava com saudade, principalmente de brincar de casinha”, contou Ana Beatriz Silva, de 4 anos. “Essa é a minha primeira vez aqui, estou feliz, quero fazer novos amigos”, relatou Maitê Florentino, de 4 anos. “Já quero entrar”, falou apressado Lucca Gohan Coppetti da Silva, de 2 anos e 10 meses.

Educação ambiental

O ano letivo começa com muitos desafios pedagógicos. Um dos objetivos  é implementar a gestão de resíduos sólidos em no mínimo 40 unidades escolares neste ano letivo. A proposta inclui reciclagem dos resíduos orgânicos, compostagem e horta. O projeto-piloto já começou com sucesso no ano passado no CEI Luar.

Educação integral

Neste ano, a Prefeitura de São José vai dobrar o número de escolas que oferecem educação integral do 1º ao 5º ano. Além da Escola Básica Municipal Altino Corsino da Silva Flores (bairro Barreiros) e do CEM São Luiz (bairro São Luiz), o Município começa a oferecer educação integral no CEM José Nitro e gradativamente no CEM Jardim Solemar.

Práticas pedagógicas e tecnologia

A Secretaria Municipal de Educação segue com o desenvolvimento do Movimento Geração do Futuro para oferecer uma educação inovadora e tecnológica para os alunos. A primeira etapa foca na formação dos professores para implantar a “Educação Maker”, que consiste na prática de aprender fazendo. Em novembro, 90 professores foram capacitados e outros 90 participarão da formação no primeiro trimestre deste ano.

O Geração do Futuro é uma realização da Prefeitura de São José em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e FIESC, por meio do SENAI, SESI e Junior Achievement. Além disso, a Prefeitura adquiriu 1008 chromebooks e 36 gabinetes de recarga para os Centros Educacionais Municipais. No momento, os equipamentos estão em fase de configuração para em breve serem entregues aos CEMs.

Educação especial

O Centro de Referência em Educação Especial (CREE), da Secretaria Municipal de Educação, identificou neste momento um aumento de 13% nas matrículas de alunos para educação especial. São 715 matrículas para o ano letivo de 2022.

Para atender esse público, o CREE é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de pedagogia, psicologia e fonoaudiologia. A equipe realizará visitas técnicas às unidades escolares, já no primeiro dia de aula, para identificar e organizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para dar continuidade na contratação dos profissionais que atenderão os alunos público-alvo da Educação Especial.

Novas unidades escolares

São José inicia o primeiro semestre letivo com duas novas creches. O CEI Izaltina Gomes da Silva, localizado no Loteamento Tarumã, bairro Potecas, que será inaugurado em breve, tem capacidade para atender 191 crianças. Já o CEI Santos Dumont, no bairro Barreiros, foi integrado à rede recentemente por meio de termo de contrato de comodato para uso do imóvel do Conselho Comunitário. A Secretaria Municipal de Educação oferece no local 166 vagas na Educação Infantil, priorizando as crianças já matriculadas pelo Conselho.

Ainda neste ano, no segundo semestre, está prevista a inauguração do CEI Potecas.

Melhorias na estrutura

A Prefeitura investiu na infraestrutura das unidades escolares com reforma das seguintes unidades: Centros de Educação Infantil (CEI) Araci Olivia da Silva, no bairro Kobrasol; CEI Erica Schmidt de Souza, no Real Parque; CEI Jardim Pinheiros, em Picadas do Sul; CEI Santa Inês, em Areias; CEI São Luiz, no bairro São Luiz; Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), no Kobrasol; Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Solemar, no bairro Jardim Cidade de Florianópolis; CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), em Forquilhinha; e Escola Profissional de Campinas.

Outras três creches passaram por intervenções pontuais, são elas: adequação da entrada da energia elétrica no CEI San Marino, em Forquilhas; recuperação metálica do reservatório da caixa d’água no CEI Vera Lúcia Medeiros, também no bairro Forquilhas; e execução de muro no CEI Terezinha Maria Claudino dos Santos, em Potecas.

A Secretaria também ampliou a estrutura do CEI Maria Ferreira, na Serraria, com construção de um fraldário, duas salas de maternal, um berçário, uma sala de apoio, um depósito, banheiros adaptados, refeitório, cozinha e playground. Já no CEM Luar, na Serraria, a unidade está sendo reformada e ampliada com salas para funcionários, depósito e rampa para acessibilidade.

Outras unidades estão em processo licitatório para melhorias e outras na fase de contratação de empresas para em breve construir novas sedes e adequar a estrutura física das unidades.

Transporte escolar

O município recebeu neste ano do governo do Estado um novo ônibus escolar para reforçar a frota. Com essa entrega, São José conta com oito veículos para o deslocamento dos estudantes.

O benefício é oferecido diariamente a cerca de 500 estudantes que precisam se deslocar por mais de seis quilômetros em percurso de ida e de volta da sua casa até a escola (Decreto Estadual nº 3.091/2005). Os ônibus do transporte escolar priorizam itinerários que não são operados por linhas tradicionais. Nos casos em que os estudantes conseguem se deslocar com linhas tradicionais, a Secretaria Municipal de Educação fornece o passe escolar, analisando alguns critérios como renda familiar.

O transporte escolar na rede municipal de ensino de São José é viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). Pelo convênio, São José é responsável pela gestão das linhas e o Estado repassa mensalmente recursos.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itajaí é considerada a 27ª melhor cidade do Brasil

Município é destaque no ranking divulgado pela Revista ISTOÉ/Austin Rating e desponta em indicadores econômicos, fiscais e sociais

Cidades

Alunos iniciam visitas ao Parque da Lagoa do Perequê em Porto Belo

O espaço permite aulas voltadas para o conhecimento de manguezais nativos da região, além da fauna e da flora

Cidades

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Itajaí

Com 230m² de área, o local atenderá cerca de 2 mil moradores do bairro

Cidades

Porto Belo terá festival gospel com shows nacionais

A proposta em 2022 será diferente dos anos anteriores, dando a oportunidade de os fiéis participarem de dois shows nacionais

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Mais notícias

Notícias Corporativas

Cruzeiro’s Bar abre nova unidade na Avenida Paulista

Quando abriram a primeira unidade em 2011, na Rua Cruzeiro, na Barra Funda, o Cruzeiro’s Bar era um restaurante de comida brasileira. Ao longo destes 11 anos, a marca fortaleceu o conceito de churrasco e […]

Cidades

Itajaí é considerada a 27ª melhor cidade do Brasil

Município é destaque no ranking divulgado pela Revista ISTOÉ/Austin Rating e desponta em indicadores econômicos, fiscais e sociais