keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

ReciclaBC acumula 55% de crescimento entre janeiro e julho

Mesmo com a questão da pandemia, empresa teve bons resultados nos sete primeiros meses

A coleta de resíduos para reciclagem em Balneário Camboriú em julho foi ligeiramente maior do que no mês anterior, mas com o turismo de férias prejudicado devido à pandemia, o resultado foi menor do que em igual período do ano passado. Lideranças da área do turismo local estimam que a ocupação da hotelaria, em julho deste ano, foi 40% menor do que em 2019, um indicador que a atividade econômica – e consequentemente a geração de resíduos recicláveis e não recicláveis- foi afetada de forma geral. Mesmo com crescimento negativo em julho, o ReciclaBC coletou nos sete primeiros meses deste ano 55% a mais do que no mesmo período de 2019 -que já havia sido um ano excepcional, com volume coletado 38% maior do que em 2018.

SAIBA + SOBRE O RECICLABC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?

Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?

Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?

Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?

Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos. 

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?

Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?

Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável.  No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?

Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?

Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na  Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante  dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes) pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Pergunta: como funciona o PEV?

O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú

O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.

Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 17h50.

Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos 

Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/

 

Geral

Justiça decidirá se PM com restrição psiquiátrica poderá participar de aulas de tiro

A desembargadora Denise de Souza Luiz Francoski, em decisão monocrática terminativa, declinou competência às Turmas Recursais para analisar pedido de efeito suspensivo em sentença que autorizou aluno do curso de sargento da Polícia Militar a […]

Geral

Pai que abusava da filha enquanto mãe trabalhava é condenado a 35 anos de prisão em SC

Os abusos ocorreram ao longo de dois anos, dentro da casa da família,

Geral

Identificada menina que morreu vítima de choque elétrico em Santa Catarina

Quando o socorro chegou, Amanda estava caída sobre a cerca de arame farpado. Com o auxílio de um eletricista, os bombeiros desligaram a energia no local para poder fazer o resgate, porém a vítima já estava morta

Geral

Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição […]

Geral

Dia 21 de dezembro poderá ter fenômeno astronômico que não é acontece desde a Idade Média

A próxima vez que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Depois, só depois do ano 2400

Mais notícias