keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Receita abre consulta ao 4º lote de restituição de IR na segunda-feira

Dinheiro será depositado na conta do contribuinte no dia 31 de agosto

97fcc8ae8978ecf808714a66cd80a719 Visor Notícias

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), às 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário para 4.479.172 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões. Desse total, R$ 248.630.681,67 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: 6.633 contribuintes idosos acima de 80 anos, 36.155 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 17.787contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 4.414.289 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020.clip image001 Visor Notíciasclip image001 Visor Notícias

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Mais notícias

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar