keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Radar meteorológico será instalado na região Norte de Santa Catarina

Equipamento vai identificar tempestades e auxiliar equipes técnicas

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC), está aperfeiçoando o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos, com capacitação de profissionais e investimentos em estrutura e equipamentos. Com o objetivo de melhorar a cobertura dos sensores na região Norte do Estado, um radar meteorológico será instalado no município de Joinville.

“Estamos focados em fornecer informações corretas e antecipadas para garantir uma maior segurança para a população”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, o novo radar meteorológico vai complementar a cobertura dos outros três radares do Estado, instalados em Araranguá, Lontras e Chapecó. “A Região Norte possui características específicas e devido ao relevo diferenciado apresenta microclimas. Com o novo radar teremos informações mais assertivas para a região”, completou.

O equipamento vai abranger uma das áreas de maior densidade demográfica e a maior cidade do Estado, Joinville, onde residem mais de 590 mil pessoas. O radar também vai intensificar o monitoramento de uma das regiões com maiores índices de precipitação. Em janeiro, por exemplo, mês mais chuvoso do ano para a região, a média foi de 250 milímetros de chuva.

Local para a instalação

Com base em estudos de uma empresa especializada, o local escolhido foi Joinville, no bairro Boehmerwald, ao lado da associação dos moradores do Santa Helena, em função de alguns critérios técnicos. O terreno é plano e possui fácil acesso para os maquinários, equipamentos e mão de obra, necessários para a construção e instalação da torre e do radar.

A DCSC já deu início ao processo de contratação para elaboração dos projetos do sítio de radar meteorológico. Após a conclusão dessa fase, será iniciada a construção da torre para a instalação do equipamento. O processo licitatório está orçado em R$ 1,3 milhão e as obras incluem o cercamento, pavimentação, monitoramento de segurança, iluminação, construção da torre e equipamentos de informática.

Sobre o equipamento

O radar meteorológico que será instalado no Norte do Estado é banda X e é ideal para identificar e rastrear tempestades a distância, indicando a trajetória e aproximação. O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 3.754.437,33 da fabricante americana Enterprise Eletronics Corporation (EEC).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Segurança

Laboratório de drogas em SC tinha fórmulas químicas e até decoração inspirada em ‘Breaking Bad’

Assim como na série, o laboratório real buscava se destacar no submundo do crime pela suposta “pureza” de seus produtos