keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Quatro astronautas iniciam retorno à Terra em cápsula da SpaceX

Cápsula Dragon se separou da Estação Espacial Internacional

Depois de passarem quase três meses no espaço, três astronautas americanos e um alemão iniciaram sua jornada de volta à Terra a bordo de uma cápsula da SpaceX. A aterrissagem na costa da Flórida está marcada para esta quinta-feira à noite. A cápsula Dragon se separou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) às 2h20min (horário de Brasília) de hoje.

Os americanos Kayla Barron, Raja Chari e Tom Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer, permanecerão quase 24 horas na cápsula espacial até pousarem à 1h43min (horário de Brasília), na sexta-feira. A vertiginosa descida se desacelera ao entrar na atmosfera terrestre e, na sequência, pela abertura de enormes paraquedas. Posteriormente, a cápsula será resgatada por um navio da empresa de Elon Musk. Uma vez a bordo, a escotilha se abrirá para que os astronautas possam sair.

Batizada de Crew-3, a tripulação passou os últimos dias a bordo da ISS para realizar as operações de transferência com a Crew-4. Esta última também é composta por quatro astronautas, sendo três americanos e um italiano. A nova tripulação decolou da Flórida há uma semana, também a bordo de uma nave da SpaceX.

Três cosmonautas russos permanecem na ISS, aonde chegaram em um foguete Soyuz. Será o sexto pouso de uma cápsula Dragon tripulada da SpaceX, que vem transportando astronautas para a ISS, regularmente, a serviço da Nasa.

Os membros da Crew-3 fizeram vários experimentos científicos. Eles estudaram, por exemplo, como o cimento endurece na ausência de gravidade, algo que pode ser muito útil para futuras construções, inclusive na Lua. Também fizeram a segunda coleta de pimentas a bordo da estação. Durante sua estada, receberam a visita de uma missão privada, composta de três empresários. Pela viagem, o trio pagou dezenas de milhões de dólares à SpaceX.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Brasileiro tem 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha

Mundo

Vídeo: Baleia pula em cima de barco de turistas

Imagens do momento de tensão foram registradas por tripulantes de outra embarcação

Mundo

Caixa-preta aponta que queda de avião que matou 132 pessoas na China foi intencional

A aeronave se chocou contra uma montanha em março deste ano

Mundo

Gerente de rede de lanchonetes é preso por urinar em milkshakes de clientes

Além disso, o homem está sendo investigado por pornografia infantil

Mundo

Fenômeno Aphelion que afasta a Terra do Sol acontecerá dia 4 de julho de 2022

Fontes especializadas garantem que não estão previstos efeitos significativos no clima ou saúde no Planeta

Mais notícias

Política

Lula deve chegar em Santa Catarina para campanha no começo de junho

A viagem de Lula para o Sul do Brasil estava prevista para maio, mas o casamento do ex-presidente modificou a agenda

Geral

Catarinense ganha mais R$223 mil na Mega-Sena em aposta feita pela internet

A aposta foi feita pela internet e os números sorteados foram 20-34-38-40-49-54