keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Quase 10% dos imóveis inspecionados em BC não estão ligados a rede de esgoto

X

Para identificar ligações clandestinas e falhas estruturais na rede coletora de esgoto, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), por meio do programa Se Liga na Rede BC, realizou neste sábado (16), uma fiscalização através de microfilmagem. O serviço foi feito na Rua Síria, entre a Avenida do Estado e Palestina.

A ação será feita, pelo menos, um sábado por mês em locais onde os testes de fumaça e corante não identificaram as irregularidades. A primeira etapa dessa fiscalização acontece nas vias do Bairro das Nações. Após a fiscalização da rede de esgoto nos principais pontos, a ação também será feita na rede pluvial para descobrir ligações clandestinas e assim prevenir a poluição do Rio Marambaia. 
“Além da fiscalização com o teste de fumaça e corante, vamos a partir de hoje usar esse sistema de televisionamento para direcionar com mais precisão os nossos trabalhos. Principalmente em locais onde não foi possível identificar as irregularidades com os outros testes”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Segundo o engenheiro coordenador operacional, Sandro Costa, da empresa Des Solutions, terceirizada da EMASA, para o equipamento funcionar, primeiro foi feito a limpeza na rede de esgoto com hidro jato. “Fazemos a limpeza, para facilitar a visualização da rede de esgoto. Após isso, inserimos a câmera na tubulação e acompanhamos através de um monitor para detectar qualquer irregularidade ou falha na rede”, explicou.

No último balanço divulgado pelo programa Se Liga na Rede BC, 10.453 imóveis foram inspecionados em cinco bairros, sendo que desse número 9,4% não estavam conectados a rede de esgoto. Nações, Pioneiros e Praia dos Amores já foram 100% vistoriadas. No Centro da cidade foram feitas 95% das inspeções e 90% na Praia de Taquaras. Já foram feitas também 1.951 reinspeções, sendo que destas, 44% dos imóveis já haviam regularizado as ligações.

Cidades

Pedágios caros inviabilizam concessão das rodovias federais catarinenses, diz governo federal

Planos de concessão para as rodovias BR 153, 470, 282 e 280 foram revogados, segundo o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira

Cidades

Pesquisa aponta Santa Catarina como destino seguro mesmo durante a pandemia

Entre os que avaliaram o Estado como totalmente seguro, 41% pretendem viajar ainda no segundo semestre de 2020

Cidades

Embraed faz análise positiva das ações de prevenção adotadas durante a pandemia

Empresa manteve quadro de colaboradores do grupo de risco em casa, recebendo salário integral e colocou em home office o pessoal administrativo com filhos em idade escolar

Cidades

Falta de chuva prejudica mananciais de água que atendem Penha e região

Os rios do Peixe e Pìçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis normais

Cidades

Santa Catarina chega ao maior número de casos ativos desde agosto

Apesar dos casos ativos estarem voltando a crescer, a mortalidade diminuiu neste mês

Mais notícias