keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Qual a relação da pesca de Bombinhas com o sistema de esgoto?

Por isso o saneamento básico entra como um fator fundamental para a manutenção dessa atividade econômica

Informativo 5 Visor Notícias

Você sabia que a pesca artesanal é responsável por mais da metade do pescado capturado no mundo? Conforme dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) o setor é responsável, ainda, por empregar mais de 90% dos 35 milhões de pescadores que atuam no planeta. Contudo, a atividade pode estar ameaçada devido algumas ações antrópicas – que são causadas pelo homem – como a poluição costeira.

Conforme o boletim de Pesquisa e Desenvolvimento divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a literatura é clara quando trata dos impactos negativos à pesca. De acordo com o documento, na pesca artesanal marinha, o cenário de degradação dos ecossistemas costeiros, provocado pela ação do homem, tem sido o principal fator de redução dos estoques mais explorados pelas comunidades pesqueiras e põe em risco a perpetuação da atividade.

Por isso o saneamento básico entra como um fator fundamental para a manutenção dessa atividade econômica. Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, água tratada e esgotamento sanitário são ferramentas decisivas na proteção ambiental. “Falando especialmente da coleta e tratamento de esgoto, esta é uma atividade primordial principalmente nas regiões praianas e que têm no extrativismo uma das bases de sua economia”, comenta.

Uma cidade que não trata seus efluentes corre o risco de ver sua natureza destruída e suas fontes de lazer e renda comprometidas. O novo sistema de coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas passa atualmente por fase de licenciamento ambiental e as obras devem iniciar, tão logo o projeto seja aprovado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Utilidade Pública

VÍDEO: Secretário da Assistência Social e Lazer de Itapema fala sobre campanha Rugido do Bem

Eduardo Forgiarini ressalta a importância da destinação de parte do IR às crianças e adolescentes

Utilidade Pública

Avenida Nereu Ramos em Itapema terá sentido alterado a partir desta quinta-feira para sediar evento

A medida provisória ocorre devido às apresentações do 7º Encontro Internacional de Etnias

Utilidade Pública

Bolão de Joinville ganha R$ 770 mil na Lotofácil

Outras cidades de SC também tiveram ganhadores: Blumenau, Florianópolis, Navegantes, Criciúma e Lages

Utilidade Pública

Posto de atendimento da TPA em Bombas irá atender contribuintes até maio

Durante o período de plantão, o posto irá operar das 8h às 18h

Mais notícias

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Mercado Imobiliário

Balneário Perequê e Morretes estão na lista de bairros que alavancaram o mercado imobiliário de SC em 2024

Balneário Perequê, em Porto Belo, e Morretes, em Itapema, lideram as vendas de imóveis no mercado imobiliário do litoral norte e de Santa Catarina