keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Próximos dias seguem sem chuva, agravando a situação dos rios que sofrem com estiagem em Santa Catarina

Estiagem do Inverno preocupa Casan. Na foto, lagoa de captação de Porto Belo, que apesar do baixo volume, ainda não compromete o abastecimento de Porto Belo e Bombinhas.

Foto SC Drones

Para o último dia do inverno, nesta quinta-feira, 21, a previsão da Epagri/Ciram indica sol em todas as regiões, com nevoeiro no início do dia e menor nebulosidade no Oeste. A temperatura segue elevada em todas as regiões, com máximas chegando a 35°C. O vento sopra de Nordeste a Norte, fraco a moderado e com rajadas mais intensas no Litoral.

Para o primeiro dia da primavera, sexta-feira, 22, a previsão é de sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Há condição de chuva fraca à noite no Sul do estado. A temperatura diminui um pouco em relação aos dias anteriores. O vento soprará de Nordeste a Noroeste, fraco a moderado e com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

Para o sábado, a previsão é de tempo encoberto, com chuva fraca do Oeste ao Sul, devido à aproximação de uma frente fria do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva fraca à noite. A temperatura estará amena. O vento soprará de Noroeste a Sudeste.

Tendência de domingo, 23, a terça-feira, 3 de outubro

A umidade do ar vai retornando gradativamente ao estado, favorecendo a condição de chuva para SC, de forma mal distribuída e especialmente nos últimos dias de setembro. As temperaturas ficam mais elevadas no final do período.

A Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Situação dos rios

Uma das preocupações com a falta de chuva são os níveis dos rios em Santa Catarina. O pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, informou que há rios com os níveis de água extremamente baixos. “A chuva prevista para os próximos dias não será suficiente para suprir o déficit hídrico das bacias hidrográficas”, informou.

Os municípios com rios em estado de emergência são: de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Rio das Antas, Camboriú e Tangará. Também há cidades com rios em situação de alerta: Otacílio Costa, Canoinhas, Salete, Taió, Timbó, Tubarão, São Carlos, Joaçaba, Concórdia e Rio Negrinho.

 

Casan solicita economia no uso da água

Economia de água

Desde a última semana, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) solicita que a população economize água tratada por conta da estiagem que atinge todas as regiões doeEstado. Desde maio, o volume de chuvas no Estado é considerado abaixo da média.

O alerta também vale para Porto Belo e Bombinhas, que recebem água do rio Perequê. Na foto, a lagoa de captação da ETA (Estação de Tratamento de Porto Belo), que está com volume baixo. Segundo a Casan, a estiagem ainda não compromete o abastecimento nas duas cidades.

Dicas de economia de água:

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.
Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque.

– Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

– Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

– Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

– Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

– Molhe o jardim com regador, sempre ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

– Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

– Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

Confira quais cidades de SC mais vacinaram contra a gripe

Os índices de cobertura vacinal permanecem abaixo das expectativas

Segurança

Ciclista é socorrido por bombeiros após se perder em trilha de Florianópolis

A equipe de resgate desenvolveu um plano de ação e navegou até o local indicado