keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Proposta de Emenda à Constituição cria a Polícia Penal em SC

O Poder Executivo encaminhou nesta semana à Assembleia Legislativa a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui a Polícia Penal no estado. A PEC 3/2020 entrou em tramitação na última quarta-feira (5) e já se encontra para análise da admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda a designação do relator.

A matéria modifica o texto do artigo 105 e acrescenta o artigo 108-B à Carta Magna catarinense. As alterações incluem a Polícia Penal como órgão de segurança pública do Estado e estabelecem que ela ficará responsável pela segurança dos estabelecimentos penais catarinenses, sendo subordinada ao governador do Estado e vinculada ao órgão administrador do sistema penal, no caso a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

O texto da PEC também determina que o cargo de Agente Penitenciário será transformado em Policial Penal. Uma lei específica, que será enviada futuramente à Assembleia pelo Executivo, vai estabelecer as atribuições, a remuneração e a estruturação da carreira de Policial Penal. Enquanto não houver essa lei, a carreira obedecerá ao que está disposto na Lei Complementar 675/2016, que trata do Plano de Carreira e Vencimentos dos Cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo.

Na exposição de motivos da PEC 3/2020, o secretário da SAP, Leandro Lima, esclarece que a criação da Polícia Penal é uma consequência da Emenda Constitucional 104/2019, promulgada em dezembro do ano passado pelo Congresso Nacional, que criou as polícias penais federal, estaduais e distritais. Para isso, foi criado um grupo de trabalho para avaliar os impactos da emenda na SAP, com a participação de agentes penitenciários de carreiras e da associação que representa a categoria.

“Cumpre salientar que os agentes penitenciários não eram catalogados como polícia pelo fato de se dedicarem à prevenção e apuração de ilícitos disciplinares (e não penais) cometidos pelos presos no interior dos estabelecimentos penais […]. A Polícia Penal, que surge em sua substituição, persiste com essa atribuição, que agora é acrescida da segurança dos estabelecimentos penais”, escreve o secretário.

Na justificativa da PEC, o Executivo informa que a medida não causará impacto orçamentário-financeiro, nem resultará, num primeiro momento, em aumento de despesas. Isso porque a remuneração dos policiais penais, bem como a progressão da carreira da categoria, será a mesma prevista no Plano de Carreira e Vencimentos dos Agentes Penitenciários, até que a Polícia Penal tenha seu próprio plano de cargos e salários, por meio de lei específica.

Tramitação

A PEC 3/2020 precisa ter sua admissibilidade apreciada na CCJ. Caso o colegiado a considere admissível, a decisão deverá ser ratificada pelo Plenário, por maioria simples, em turno único.

Admitida pelo Plenário, a PEC retorna para as comissões para a análise do mérito. Após ser aprovada nas comissões, ela segue para nova votação em plenário, em dois turnos, nos quais são necessários 24 votos para a aprovação e posterior promulgação pelo presidente da Assembleia.

Segurança

Motorista de aplicativo pula de carro em movimento para fugir de assalto

O carro foi encontrado abandonado pela Polícia Militar, próximo do local onde o roubo foi praticado

Segurança

Foi preciso um campo de futebol para contar 9,7 toneladas de maconha apreendidas em caminhão de Santa Catarina

No baú, os agentes encontraram 487 tijolos de maconha embrulhados em sacos pretos

Segurança

Assaltante faz idoso refém, toma café da manhã e rouba celular da vítima

Os policiais chegaram a fazer rondas pelo local, porém não localizaram o suspeito

Segurança

PM e Civil realizam operação para combater organizações criminosas em Florianópolis

De acordo com o Delegado de Polícia João Fleury, até por volta das 07h30min o balanço das ações indicava 21 prisões e duas conduções. Mais detalhes serão divulgados ao longo do dia

Segurança

Alarme falso de assalto a banco mobiliza PM, Bope e até helicóptero em Florianópolis

Policiais militares subiram no telhado, realizaram uma varredura no forro da agência bancária e nada foi encontrado

Mais notícias