keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto Limpeza do Mares realiza mais duas etapas em 2021

Ações serão na Ilha das Galés, neste sábado, e em São Francisco do Sul na abertura do 'Verão 2021/2022'

X
Foto: Michelli Castilho/Divulgação

O projeto Limpeza dos Mares estará de volta à Ilha das Galés em 27 de novembro, um sábado que mobilizará mergulhadores profissionais voluntários, estimulando a consciência ambiental e para retirar resíduos do fundo do mar e encostas da Reserva Biológica do Arvoredo. Depois de cinco anos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a ação no local para a análise do ambiente marinho e retirada do que é depositado irresponsavelmente.

Nos arredores da ilha está o ‘Navio Lili’, um cargueiro afundado há séculos que se tornou um criadouro natural de peixes. Para a preservação da vida marinha são permitidas apenas visitas técnicas e, por conta das restrições, o projeto levará somente mergulhadores avançados para verificar o naufrágio, catalogar os avanços desde a última visita e fazer a limpeza.

“Em 2016 encontramos a embarcação envolta em restos de redes, que chamamos de redes fantasmas, e grande quantidade de resíduos. O trabalho de remoção foi difícil, por isso levamos apenas profissionais experientes, pois o risco é grande para amadores, diante da complexidade do problema”, lembra Michele Castilho, diretora da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).

Mergulhadores do ICMBio, que fiscaliza a reserva, acompanharão o grupo de voluntários credenciados. “Esta etapa será muito especial, pois esperamos encontrar mais um ótimo resultado das nossas ações na costa catarinense”, confia a diretora.

Os apoiadores do projeto, também comemoram os resultados alcançados.  “Nossas lojas estão presentes em boa parte do litoral catarinense, de Norte a Sul do estado. Por isso, faz muito sentido abraçarmos a causa defendida pelo Limpeza dos Mares. É bonito ver como de fato a união das pessoas faz a diferença. Ações como os mutirões de limpeza servem para nos inspirar e mostrar como pequenos gestos podem gerar mudanças expressivas na sociedade”, afirma Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do projeto.

Ação especial em ‘São Chico’

No dia 11 de dezembro, o Limpeza dos Mares terá a última etapa do ano durante a abertura do ‘Verão 2021/2022’ com uma ação especial simultânea na Praia da Enseada e no Rio Acaraí, em São Francisco do Sul (SC). As inscrições de voluntários, ‘tartaruga’, ‘golfinho’ e ‘estrela-do-mar’ estão abertas no site www.limpezdosmares.com .

“Ver como estas ações mobilizam pessoas de todas as idades comprometidas com a preservação é muito gratificante. Esperamos um engajamento como este na nossa cidade, no dia 11. Para isso, contamos com a ajuda de nossos colaboradores e de toda a comunidade”, ressalta Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da ArcelorMittal Vega.

O projeto Limpeza dos Mares conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e patrocínio da Arcelormittal. Tem ainda apoio da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.

Serviço I:

Limpeza dos Mares Ilha das Galés
Data
: 27 de novembro, sábado

Local: Ilha das Galés, Reserva Biológica do Arvoredo

Fonte: Visor Notícias

Geral

“Todo Nicolas Cagezinho”, Dianho aproveita praias de Balneário Camboriú

Em seu instagram, o influecer digital dono de um perfil com mais de 3 milhões e meio de seguidores, publicou um vídeo onde aparece pilotando um jet ski no mar da cidade

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra

Geral

Defesa Civil assina termo de compromisso para liberar recursos para novas pontes em São Bento do Sul e Peritiba

O ato contou com a presença do prefeito Antônio Tomazini e do deputado estadual Vicente Caropreso. O valor é de R$ 118.640,60

Geral

Unimed Litoral tem oportunidades de empego em diversas áreas; confira

Todas as vagas oferecidas são também para pessoas com deficiências

Geral

AsQ é uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

Reconhecimento é do Great Place to Work, que certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo

Mais notícias

Animal

Cobra é encontrada dentro da pia em apartamento em SC

Suspeita é que ela tenha chegado até o apartamento junto de alguma compra ou material

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup