keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto Limpeza do Mares realiza mais duas etapas em 2021

Ações serão na Ilha das Galés, neste sábado, e em São Francisco do Sul na abertura do 'Verão 2021/2022'

as Visor Notícias
Foto: Michelli Castilho/Divulgação

O projeto Limpeza dos Mares estará de volta à Ilha das Galés em 27 de novembro, um sábado que mobilizará mergulhadores profissionais voluntários, estimulando a consciência ambiental e para retirar resíduos do fundo do mar e encostas da Reserva Biológica do Arvoredo. Depois de cinco anos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a ação no local para a análise do ambiente marinho e retirada do que é depositado irresponsavelmente.

Nos arredores da ilha está o ‘Navio Lili’, um cargueiro afundado há séculos que se tornou um criadouro natural de peixes. Para a preservação da vida marinha são permitidas apenas visitas técnicas e, por conta das restrições, o projeto levará somente mergulhadores avançados para verificar o naufrágio, catalogar os avanços desde a última visita e fazer a limpeza.

“Em 2016 encontramos a embarcação envolta em restos de redes, que chamamos de redes fantasmas, e grande quantidade de resíduos. O trabalho de remoção foi difícil, por isso levamos apenas profissionais experientes, pois o risco é grande para amadores, diante da complexidade do problema”, lembra Michele Castilho, diretora da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).

Mergulhadores do ICMBio, que fiscaliza a reserva, acompanharão o grupo de voluntários credenciados. “Esta etapa será muito especial, pois esperamos encontrar mais um ótimo resultado das nossas ações na costa catarinense”, confia a diretora.

Os apoiadores do projeto, também comemoram os resultados alcançados.  “Nossas lojas estão presentes em boa parte do litoral catarinense, de Norte a Sul do estado. Por isso, faz muito sentido abraçarmos a causa defendida pelo Limpeza dos Mares. É bonito ver como de fato a união das pessoas faz a diferença. Ações como os mutirões de limpeza servem para nos inspirar e mostrar como pequenos gestos podem gerar mudanças expressivas na sociedade”, afirma Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do projeto.

Ação especial em ‘São Chico’

No dia 11 de dezembro, o Limpeza dos Mares terá a última etapa do ano durante a abertura do ‘Verão 2021/2022’ com uma ação especial simultânea na Praia da Enseada e no Rio Acaraí, em São Francisco do Sul (SC). As inscrições de voluntários, ‘tartaruga’, ‘golfinho’ e ‘estrela-do-mar’ estão abertas no site www.limpezdosmares.com .

“Ver como estas ações mobilizam pessoas de todas as idades comprometidas com a preservação é muito gratificante. Esperamos um engajamento como este na nossa cidade, no dia 11. Para isso, contamos com a ajuda de nossos colaboradores e de toda a comunidade”, ressalta Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da ArcelorMittal Vega.

O projeto Limpeza dos Mares conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e patrocínio da Arcelormittal. Tem ainda apoio da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.

Serviço I:

Limpeza dos Mares Ilha das Galés
Data
: 27 de novembro, sábado

Local: Ilha das Galés, Reserva Biológica do Arvoredo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mustang comemora 60 anos de produção ininterrupta

A lenda das ruas pode ser apreciada por visitantes do Museu do Automóvel de Pomerode e no Classic Car Show

Geral

Defesa Civil de SC entrega assistência humanitária para cidade de Paulo Lopes

Decretos de Situação de Emergência, foram emitidos até o momento, por seis municípios

Geral

Com câncer, homem espera sete horas por atendimento e sangra até a morte nos braços da filha no Hospital Marieta de Itajaí

"Eu corri para a sala médica e ela disse para aguardar um pouquinho enquanto mexia no celular e conversava com outros funcionários", contou a filha

Geral

Governo de SC monitora liberação parcial de tráfego de veículos na BR-101

Concessionária que administra o trecho na Grande Florianópolis liberou parcialmente o tráfego de veículos no Morro dos Cavalos

Geral

Nova ponte do rio Perequê deve ficar pronta até final de dezembro

Com a obra em andamento, a equipe trabalha na implementação de uma metodologia conhecida como "janelas" para a colocação dos ‘tubulões’

Mais notícias

Esportes

Surfista de Navegantes promove rifa para competir na Taça Brasil

Dérek Adriano vai competir em Porto de Galinhas (PE) a partir de segunda-feira (22)

Geral

Mustang comemora 60 anos de produção ininterrupta

A lenda das ruas pode ser apreciada por visitantes do Museu do Automóvel de Pomerode e no Classic Car Show