keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto de pesquisa recolheu resíduos de costão em Taquaras

Ação ocorreu no local conhecido popularmente como costão da Galheta e integrou as atividades de educação ambiental

VK4AT7SY Visor Notícias

Linhas de pesca, sacolas, isopor, carvão, embalagens de carne e garrafas de cerveja foram alguns dos resíduos mais encontrados na manhã desta sexta-feira (1º de março), em uma limpeza de costão rochoso em Taquaras. A ação ocorreu no local conhecido popularmente como costão da Galheta e integrou as atividades de educação ambiental desenvolvidas nas praias que têm a Bandeira Azul hasteada.

O projeto científico de amostragens e quantificação dos resíduos nos costões (regiões de transição entre os meios terrestres e marinhos) passou a integrar a limpeza urbana do Município em 2023 e é executado pela Univali, contratada pela empresa Ambiental. Na ação desta sexta-feira, os professores do curso de Oceanografia da Univali Adriano Marenzi e Ewerton Wegner, ambos do Laboratório de Estudo dos Ecossistemas Costeiros, apresentaram aos participantes os objetivos e resultados do projeto até o momento. Eles também ensinaram sobre o ecossistema de costão rochoso e as espécies de animais que o habitam. Mais que fazer a limpeza dos costões, o projeto objetiva utilizar os dados obtidos para o desenvolvimento de pesquisas científicas, visando ações que reduzam os impactos do lixo marinho. Estavam presentes estudantes de Oceanografia e de Biologia.

“Estamos trabalhando com o projeto de limpeza dos costões em 25 locais em Balneário Camboriú, onde são feitas amostragens e quantificação dos resíduos. Normalmente, a gente encontra muito material de pesca, material utilizado no apoio das embarcações, na maricultura. E muito resíduo também que é trazido pelo mar. Temos identificado cada local com uma característica de resíduo diferente”, diz o professor e pesquisador Ewerton Wegner. Nesta sexta-feira, foram recolhidos 73,75 quilos de resíduos. 

Alguns dos resíduos encontrados, como carvão, embalagem de carne e garrafas de cerveja, indicam que o costão da área chamada informalmente como Praia da Galheta é usado para acampamentos e churrascos. A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, que acompanhou a limpeza, enfatiza que é proibido acampar e fazer churrascos nas praias e costões rochosos.

Principais tipos de resíduos encontrados nesta sexta:

Resíduos de pesca (linhas, cordas, iscas), plásticos (sacolas, tubos de pvc, isopor), resíduos de churrasco (carvão, embalagens de carne, garrafas de cerveja).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Brasil Atacadista chega em Porto Belo com estrutura diferenciada e grandes ofertas

Nova loja na Av. Governador Celso Ramos promete transformar a experiência de compra com ambiente moderno e variedade de produtos

Geral

Grupo Koch doa R$ 138 mil à Federação das APAEs de Santa Catarina

Valor foi arrecadado por meio do programa Troko Solidário com apoio dos clientes e da empresa

Geral

SAMU de SC registra mais de 400 mil atendimentos em 2024

Atualmente, o serviço conta com 180 condutores em 29 bases de Suporte Avançado

Geral

Rompimento de tanque pode afetar abastecimento de água em Porto Belo

Vazamento em tanque pode causar baixa pressão ou falta de água em bairros da cidade

Geral

Servidores da Segurança Pública em SC terão aumento salarial

Primeira parcela será paga na folha de maio, com impacto de R$ 1,4 bilhão

Mais notícias

Segurança

Homem atira em cachorro do vizinho para proteger galinhas e é preso em Itajaí

O suspeito alegou que atirou por temer que suas galinhas fossem atacadas pelo cachorro; O animal ferido será submetido a cirurgia

Geral

Brasil Atacadista chega em Porto Belo com estrutura diferenciada e grandes ofertas

Nova loja na Av. Governador Celso Ramos promete transformar a experiência de compra com ambiente moderno e variedade de produtos