keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Projeto de Juliana Pavan concede Utilidade Pública a Liga Carnavalesca de BC

O Projeto de Lei, aprovado na noite desta terça-feira (16) oportuniza o incremento do caráter social e cultural da ‘Liga’, possibilitando a ampliação de captação de apoio, de atividades e de maiores incentivos

WhatsApp Image 2021 11 17 at 10.58.18 e1637158645227 Visor Notícias
Divulgação

Breve histórico: Em fevereiro de 2013, reunidos em assembleia, os responsáveis dos blocos e escolas de samba, sediados e cadastrados na Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, bem como representantes deste órgão, foi lançada a Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú. Inicialmente com uma quantidade de blocos, a cada ano mais e mais grupos se associam a entidade e participam ativamente das ações, que variam de encontros musicais, oficinas, palestras, aparições da corte carnavalesca durante o ano e o carnaval na Avenida Atlântica. Com sede e alvará de funcionamento na Casa dos Conselhos da cidade a Liga mantem uma agenda de diretoria e associados a fim de preparar, antecipadamente, a logística e formas de desfile, além das apresentações periódicas na cidade, igualmente aos seus projetos e ações socioculturais e filantrópicas.

O Projeto de Lei, aprovado na noite desta terça-feira (16) oportuniza o incremento do caráter social e cultural da ‘Liga’, possibilitando a ampliação de captação de apoio, de atividades e de maiores incentivos. “Este seleto grupo traz evidenciada a responsabilidade social com nossa cidade, ações como coleta e distribuição de donativos, projeto de criação de uma escola de ritmistas para alunos da rede pública de ensino, a vocação para a inclusão e a pluralidade sociocultural, estão amplamente representados por cada membro, está no DNA dos envolvidos”, justificou a Vereadora Juliana Pavan (PSDB).

No universo de uma pandemia controlada e estabilizada, a busca pela retomada da normalidade é representada pelo ‘socorro’ pelo qual a economia grita. Para Juliana, “O carnaval promove um lazer de qualidade, além de fomentar a economia da cidade e região através dos hotéis, restaurantes, comércios e setor imobiliário, que recebem um fluxo maior de pessoas, gerando, também, emprego e renda, é uma das festas comunitárias mais populares e democráticas, que permite a participação de vários setores da sociedade”.

O reconhecimento à Liga Carnavalesca traz uma grande referência a elevação do nome de Balneário Camboriú. “Capital Catarinense do Turismo é um título oficial, desde 2004, auferido a  nossa terra e esta referência só foi alcançada pela dedicação histórica tanto de prefeitos e legisladores, como foi responsabilidade de cada trabalhador, de cada empresário, independente do produto ou serviço que representasse, mas que agregou valor a nossa cidade, com um excelente trade turístico e acolhimento aos visitantes e, um carnaval organizado é certamente um produto diferenciado que é oferecido e precisa ser valorizado”, ratificou a parlamentar.

Em 2019 a cidade de Balneário Camboriú foi homenageada pela Escola de Samba Coloninha de Florianópolis, com o enredo ‘Entre Sol, Mata e Mar surge a Dubai Brasileira’, ratificando a presença do carnaval na cultura local. “Posso destacar que o carnaval dissolve as fronteiras étnicas e realmente compõe a nossa identidade nacional, traduzindo essa riqueza e multiplicidade brasileiras que tem importância sociocultural e histórica e Balneário está no epicentro deste circuito”, declarou Juliana Pavan.

Durante a análise documental muitas informações importantes foram obtidas. “Como Marketing 2020 a Liga promoveu a eleição e escolha da Corte Carnavalesca de BC, composta por Rei Momo, Rainha e Princesas. Foram mais de 100 mil visualizações na página oficial da Liga neste período. A eleição contou com o apoio da Fundação Cultural, da Secretaria de Turismo e demais órgãos da gestão pública e a fase final foi realizada na sexta-feira de Carnaval, com júri composto por 03 integrantes e a presença de quase 4000 pessoas na praça Almirante Tamandaré, ou seja, a entidade traz luz, alegria e ainda mais vida para nossa gente e visitantes”, finalizou a legisladora.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga ‘Rachadinha’ em Joinville

A Câmara de Vereadores foi um dos alvos principais; a operação contou com aproximadamente 80 policiais civis

Tempo

Outono chegou com mudanças bruscas nas temperaturas de SC

Mas afinal, quais são as características do Outono? Confira na íntegra: