keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto de Inteligência Artificial começa a operar em duas unidades da Rede Municipal de BC

Câmeras são capazes de aferir, detectar e prevenir doenças infectocontagiosas e identificação de comportamentos que possam oferecer risco a segurança dos integrantes do ambiente escolar

O projeto piloto que leva às unidades escolares equipamentos capazes de registrar e autorizar a entrada na unidade, além de detectar, através do reconhecimento facial, o estado emocional do aluno, já está operando no Centro Educacional Municipal Presidente Médici, no Bairro das Nações, e no Núcleo Infantil Educacional Rio das Ostras, no Bairro da Barra.

O Projeto Inteligência Artificial está alinhado ao Projeto Inteligência Emocional, que inicia este ano e tem o propósito de desenvolver e fortalecer a saúde emocional não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar, desenvolvendo habilidades socioemocionais, necessárias para que o indivíduo tenha controle consciente das próprias emoções.

O Projeto Inteligência Artificial, que atua, de forma pioneira e experimental nas duas unidades escolares, consiste na instalação de catracas e câmeras na entrada e câmeras nos vários ambientes das unidades como áreas externas, espaços de convivência, corredores, e salas de aula. Essas câmeras são programadas para sinalizar comportamentos que possam prejudicar a saúde emocional das crianças e dos adolescentes, visando a promoção e prevenção de situações de abuso, assédio, violência, bullying, entre outros. Ao todo foram instaladas 16 câmeras e quatro catracas nas duas unidades: oito câmeras e três catracas no CEM Presidente Médici; e oito câmeras e uma catraca no NEI Rio das Ostras.

Além do estado emocional, as câmeras são capazes de aferir, detectar e prevenir doenças infectocontagiosas e identificação de comportamentos que possam oferecer risco a segurança dos integrantes do ambiente escolar, através da medição de temperatura no acesso dos alunos, professores e servidores das escolas municipais, medidas fundamentais em época de pandemia.

As instalações dos equipamentos ocorrem sem custo para a municipalidade. O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e a empresa DIRETA Telecomunicações Ltda. garante a instalação, configuração e operacionalização, tudo gratuitamente; assim como o fornecimento dos equipamentos, acessórios necessários e sistemas para o perfeito funcionamento e registro das informações coletadas.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

“É a cara do Véio”: Finalistas disputam para saber quem é mais parecido com Luciano Hang

Todos publicam vídeos na internet imitando gestos de Hang, além de se mostrarem grandes fãs do empresário

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Geral

Mamãe Falei e Marcelo Brigadeiro se enfrentam em Florianópolis

A luta deve ocorrer no final do evento, que ainda contará com painéis sobre política

Geral

Superfície de Marte é totalmente fotografada por sonda chinesa

Tianwen-1 passou um ano na superfície do planeta e completou tarefas

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM