keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Projeto cultural realiza ações artísticas e ecológicas em Bombinhas e Balneário Camboriú

Iniciativa oferecerá oficinas gratuitas de compostagem e movimento, além de exibições de um doc-performance e bate-papo com o público

hnas 1 Visor Notícias

O projeto “Composteira” promoverá em agosto uma série de ações que unem arte, dança e sustentabilidade. A iniciativa do coletivo Núcleo Corpóreo vai estrear um doc-performance presencialmente nas cidades de Balneário Camboriú e Bombinhas (SC). Também serão realizadas exposições sobre o processo criativo do projeto, que explora a relação entre a dança e as questões ambientais, e oficinas sobre Compostagem e Movimento como contrapartida. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação do projeto ocorrerá no dia 13 de agosto no Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Bombinhas, e no dia 20 de agosto na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, em Balneário Camboriú. As ações iniciam às 13h, em ambas as cidades, com a oficina de Compostagem, que irá abordar de forma educativa e prática o que é a compostagem e como ela pode ser realizada. O evento é destinado à comunidade em geral.

Às 15h, acontecerá a oficina de Movimento. O encontro tem como público-alvo dançarinos e artistas, bem como a população interessada no tema. Serão abordados conteúdos como: experimentação em dança, corpo e movimento com sobreposições de linguagens artísticas contemporâneas, jogos de corpo e movimento, composição coreográfica, entre outros.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e limitadas. Para se inscrever é necessário acessar o link na Bio do Instagram @nucleocorporeo.

Após as oficinas, às 17h, haverá a exibição do doc-performance nos dois municípios contemplados pela iniciativa. O audiovisual registra as experimentações corporais e os aprendizados sobre agroecologia vivenciados ao longo do projeto. A classificação para assistir o documentário é 16 anos. Na sequência, os artistas envolvidos no trabalho participam de um bate-papo com o público. As exibições também têm entrada gratuita e são abertas à comunidade. 

Projeto une arte e ecologia

O projeto cultural “Composteira” começou a partir de uma residência artística e ecológica no Sítio Aimotuá, localizado em Anitápolis, na Serra Geral Catarinense, com artistas do coletivo catarinense Núcleo Corpóreo, Fernando Dalla Nora, Caroline Calcaterra e Gabriel(za) Engster. O trio esteve no local para aprender sobre agroecologia e agrofloresta e também explorar espaços de natureza para realização de estudos corporais, que foram documentados através de registros fotográficos e audiovisuais e fazem parte do doc-performance.

O objetivo da ação era investigar o movimento da decomposição (transformação) da matéria orgânica sob uma ótica performática, bem como os movimentos (comportamento) do corpo humano como condutor das ações que amenizam os impactos ambientais causados pela humanidade. O intuito era também estimular o olhar dos artistas e do público para questões relevantes sobre o meio ambiente, como compostagem e reciclagem do lixo.

“O projeto “Composteira” parte do aprofundamento, continuidade e disseminação da pesquisa em torno de materialidades orgânicas, paisagens e a compostagem, através da linguagem da dança atrelada ao audiovisual, fotografia e ecologia. Trata-se de um projeto multidisciplinar e educativo que aborda a forma de se relacionar com a natureza por meio do movimento e os benefícios sociais e terapêuticos atrelados a estas práticas”, explica o proponente do projeto, Fernando Dalla Nora.

A iniciativa foi selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021 e é executada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Mais informações e o detalhamento das ações oferecidas estão disponíveis no Instagram @nucleocorporeo.

Confira a programação completa do projeto:

Mostra de processos colaborativos de criação

Bombinhas

13 de agosto – Museu Comunitário Engenho do Sertão

Balneário Camboriú

20 de agosto – Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

Programação*:

13h – Oficina de Compostagem 

15h – Oficina de Movimento 

17h – Exibição do doc-performance e bate-papo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Cultura e Lazer

Cantora Simone Mendes se apresenta hoje no Festival do Mar em Bombinhas

Confira as atrações do evento, que vai até domingo (21)

Cultura e Lazer

Em grande fase, Simone Mendes se apresenta no Festival do Mar nesta quinta-feira

Simone é uma das cantoras mais populares do Brasil, com 12 milhões de ouvintes mensais no Spotify

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano