keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Projeto Cinema itinerante leva sessões gratuitas a municípios catarinenses

O projeto que promove o acesso livre ao entretenimento e cultura para comunidades é apoiado pela SCGÁS

cine solar SC 1 Visor Notícias

A partir da segunda semana de abril, o cinema itinerante Cinemóvel Solar exibe gratuitamente filmes em Itapema, São José, Tubarão, Criciúma e Pomerode, cidades atendidas pelo gás natural. Serão 15 sessões noturnas, entre os dias 18 de abril e 5 de maio desse ano. A ação é amparada pela Lei Rouanet e conta com o apoio cultural da SCGÁS.

O objetivo principal do projeto é a democratização ao acesso à cultura. A iniciativa visa o estímulo e contato com o cinema por parte do público que muitas vezes não têm acesso facilitado a atrações desse tipo. Por isso, na maior parte das vezes o itinerário do projeto inclui cidades onde não há cinemas – ou onde a oferta é reduzida. “Optamos por estacionar o projeto em locais de fácil acesso ao público”, ressalta Jefferson Bevilacqua, produtor da Magma Cultura.

Além do incentivo cultural, o projeto promove a sustentabilidade porque o veículo do cinema é equipado com placas de captação de energia solar.“O Cinemóvel Solar se diferencia por utilizar um sistema de projeção totalmente abastecido por energia produzida em placas fotovoltaicas”,explica Bevilacqua. A energia é captada na estrutura instalada sobre a carroceria da sala de cinema itinerante e armazenada em baterias especiais após passar por um conversor. A autonomia do equipamento é de até três dias. 

Na plateia, há desde crianças até avôs e avós. Por conta da diversidade de público, as programações são pensadas para incluir opções que agradem diferentes perfis e ofereçam alternativas de lazer de qualidade. Quatro filmes estarão em cartaz: O Rei Leão, Wall-E, Aladdin e Tom & Jerry – O filme. 

O Cinemóvel Solar faz parte do Cine Gira Brasil, projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério do Turismo e pela Magma Cultura. Além disso, é apoiado pela distribuidora catarinense. Ainda segundo Bevilacqua, a parceria com a SCGÁS é fundamental para a viabilização do projeto.

Além do Cinemóvel Solar, a chamada pública via leis de incentivo fiscal promovida pela distribuidora em 2021 contemplou nove projetos no território catarinense, com investimento de R$ 1,1 milhão.

O coordenador do comitê de projetos socioambientais da SCGÁS, Leonardo MosimannEstrella,explica que, em 2022, a empresa optou por segmentar a atuação de projetos em localidades que incluem comunidades que vivem próximas aos equipamentos de operação de gás natural. Os projetos apoiados também são voltados nas cidades onde o atendimento ao segmento residencial está em desenvolvimento.

Por meio do apoio a projetos sociais, pretendemos levar a marca da SCGÁS para municípios em que a sociedade poderá conhecer o papel de desenvolvimento promovido pelo modelo de concessão que operamos. Ao mesmo tempo, levando entretenimento e cultura em espaços que carecem desse tipo de serviço. Esta atividade respeita um dos objetivos núcleo da nossa marca social”, finaliza Estrella.

Programação

Itapema

Espaço Cultural Nelson Santos, Centro

Dias 18, 19 e 20 de abril

Sessões às 19h

São José

Ao lado do Ginasio de Esportes, Rua Ibirama, bairro Bela Vista

Dias 22, 23 e 24 de abril

Sessões às 19h

Tubarão

Praça Pery Camisão, ao lado da Casa da Cidade, Centro

Dias 26, 27 e 28 de abril

Sessões às 19h

Criciúma

Praça Nereu Ramos, Centro

Dias 29, 30 e 31 de abril

Sessões às 19h

Pomerode SC

Dias 3, 4 e 5 de maio

Sessões às 19h

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Simone Mendes, Titãs e Thiaguinho: confira a programação do Festival do Mar em Bombinhas

O evento acontecerá de 17 a 21 de abril em um espaço montado na Avenida Flamboyant, em Canto Grande

Cultura e Lazer

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Cultura e Lazer

Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto​ aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura

Recursos de R$ 548 mil serão captados em empresas, que poderão abater parte do ICMS devido para patrocinar esta ação cultural

Mais notícias

Saúde

SC inicia debate sobre programa voltado a pessoas com epidermólise bolhosa

O projeto visa facilitar o atendimento e melhorar a vida de pacientes com a doença rara

Famosos

Morre tecladista de Nenhum de Nós após uma batalha contra o câncer

João Vicenti, de 58 anos, deixa uma multidão de fãs do rock gaúcho