keyboard_backspace

Página Inicial

Notícias Corporativas

Programa promove emagrecimento de forma saudável e mais prazerosa

De acordo com dados da pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde, a faixa de pessoas com sobrepeso no Brasil cresceu nos últimos dois anos. Segundo os números, quase seis em cada dez brasileiros […]

De acordo com dados da pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde, a faixa de pessoas com sobrepeso no Brasil cresceu nos últimos dois anos. Segundo os números, quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021 – em 2019, antes da pandemia, eram 55,4%. A Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) estima que, entre 2006 e 2019, o número de obesos aumentou 72% no país.

Considerando esses números, é possível constatar que questões como excesso de peso afetam uma boa parcela dos brasileiros. As causas mais comumente associadas ao problema envolvem alimentação inadequada – ou excessiva – e sedentarismo. E as consequências incluem diversos problemas de saúde e outras dificuldades relacionadas, que fazem com que o caminho em busca do emagrecimento seja mais complexo.

Na visão do Prof. Dr. Rodrigo Magosso, um dos maiores problemas está em pensar que as pessoas escolhem ser gordas. O criador e proprietário do Centro Especializado em Aptidão Física e Saúde da Bradhon, onde atende pessoas com excesso de peso, diabetes, hipertensão e outras doenças, ainda aponta que isso é um reflexo de um processo de responsabilização individual em uma sociedade que exige cada vez mais dos indivíduos.

“Existem inúmeros fatores causadores do aumento de peso e tento ajudar as pessoas a entendê-los e contorná-los por meio das ferramentas que o PESA apresenta”, diz Magosso.

O Pesa (Programa de Emagrecimento Saudável) é um método de emagrecimento focado na mudança de hábitos diários dos pacientes, sem incluir as tradicionais cobranças excessivas de dietas e exigência de exercícios físicos em academias. O programa, que foi criado por Magosso, é baseado em um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que no decorrer de mais de uma década já atendeu milhares de pessoas. 

O programa foi pensado, primeiramente, para alterar a visão das pessoas sobre a relação entre peso e saúde e, assim, promover a adoção de hábitos mais saudáveis na vida, tendo como objetivo melhorar o bem-estar de forma geral, independente de quanto peso seja perdido. Deste modo, a ideia é criar uma relação melhor com esses hábitos diários e conseguir praticar mais exercícios, sem o sentimento de imposição.

Segundo Magosso, a motivação para a criação do programa foi presenciar repetidamente, no decorrer da sua atuação na área de saúde, a cena de pessoas que sofrem para perder peso com dietas e rotinas de exercícios intransigentes, apenas para recuperar tudo pouco tempo depois. E esse ciclo tornava a experiência cada vez mais decepcionante e infeliz para todos. 

“Depois de muitas buscas, me deparei com um programa que ajudava a reduzir a ingestão de gorduras e aumentar a prática de atividade física de maneira mais prazerosa”, comenta o professor.

A iniciativa foi adaptada à cultura brasileira e contribui para trazer conhecimento e apresentar opções para uma alimentação mais saudável, assim como formas de ser mais ativo fisicamente. Tudo isso de acordo com as preferências da própria pessoa. 

Entregar ao próprio interessado o protagonismo nessa busca pela diminuição e controle de peso, ainda que através de um método bem definido e estruturado, também tem como finalidade contribuir tanto para impulsionar esse ímpeto, em um nível muito pessoal, quanto evitar que seja feito de forma irresponsável e perigosa.

A busca por emagrecimento a qualquer custo, pode levar a comportamentos e escolhas que colocam em risco e são prejudiciais à saúde das pessoas. “Se acho legítimo as pessoas quererem perder peso, preciso fazer minha parte como profissional da saúde e ajudá-las a fazer isso de maneira saudável”, destaca Rodrigo Magosso.

Para saber mais, basta acessar: https://megacursos.com.br/curso/pesa-programa-de-emagrecimento-saudavel/

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Notícias Corporativas

Um quarto das cidades ainda não conta com iniciativas de coleta seletiva

Cerca de 1400 municípios ainda não apresentam nenhuma iniciativa de coleta seletiva, isso representa 1 em cada 4 cidades brasileiras. Os dados inéditos são da última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicação de referência […]

Notícias Corporativas

Gartner indica queda de 12,6% do mercado de PCs no segundo trimestre de 2022

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, destaca que as remessas mundiais de PCs totalizaram 72 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, número que representa uma queda de 12,6% em relação […]

Notícias Corporativas

Mais de 40% dos adultos brasileiros possuem conta em bancos digitais

Os serviços financeiros digitais têm atraído cada vez mais brasileiros. Pesquisa global da Finder, consultoria em investimentos, mostrou que 42,7% dos adultos do país já possuem uma conta em banco digital. O número é 10,7% […]

Notícias Corporativas

Microfranquias crescem e ganham espaço no país

As microfranquias, modelo de baixo custo com investimento inicial de até R$ 105 mil, têm conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros. É o que mostra o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising […]

Notícias Corporativas

Abes: setor de TI deve crescer 14% no Brasil em 2022

Apesar de preocupantes, elementos como a inflação e a questão de este ser um ano eleitoral não devem representar um entrave para os investimentos em TI (Tecnologia da informação) no país. Segundo o estudo “Mercado […]

Mais notícias

Segurança

Homem desaparecido é encontrado e preso com carro furtado em Itapema

Dupla furtou carro na madrugada de domingo na Praia Brava

Segurança

Homem é preso após agredir e ameaçar a esposa de morte em Tijucas

O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia de Itapema