keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Programa ‘Desperta Digital’ do Sesi Senai atende professores do Vale do Itajaí

Prefeituras de Botuverá e Major Gercino já aderiram ao programa e o município de Leoberto Leal inicia nos próximos dias

25989fac8b3dcfaf7f6b48a656ff7a76 Visor Notícias
ND +

Com os alunos em casa e as aulas remotas, os professores tiveram novos desafios: inserir as novas tecnologias às metodologias de ensino e, muitos deles, aprender a utilizá-las. Pensando neste aperfeiçoamento para os professores, o SESI SENAI de Santa Catarina criou o programa Desperta Digital, voltado aos docentes das redes municipais de ensino. O programa tem como objetivo facilitar o compartilhamento de práticas e uso de ferramentas digitais, apresentando e desvendando algumas ferramentas já conhecidas e que agora podem ser utilizadas em sala de aula. “Com a pandemia surgiram desafios na forma que fazemos a educação, provocando o desenvolvimento de habilidades digitais, que é um grande desafio para nós professores, ocasionando a necessidade da mudança do analógico para o digital”, destacou a professora do SENAI, Rosani Pereira Marcarini responsável pela supervisão do programa no Vale do Itajaí Mirim.

O Programa inicia com uma definição de temas junto a secretaria de educação de cada município, depois é feito um cronograma com vídeo-aulas para professores, formação de grupo de watssApp e apresentação do site de apoio a cada prefeitura. Após estas etapas, é realizada uma Live com professores e tem como tema “O Despertar nas Adversidades”, onde são apresentados todos os conceitos que serão abordados  e, em seguida, os docentes tiram suas dúvidas e interagem uns com os outros, trocando experiências para o andamento da aulas online.

Para o desenvolvimento do Programa Despertar Digital, o SESI SENAI conta com a participação de especialistas nos assuntos que serão abordados, como o professor João Anselmo, que discutirá Carreira e comportamento; Fabiane Winter e Alan Müller , Socioemocional; Wagner Correia, que aplicará técnicas com as novas tecnologias e gravações de vídeos  e a professora Rosani Marcarini, que falará sobre manipulação de ferramentas para avaliações e para criação de vídeos animados.

Participação dos municípios

Na regional de Brusque, o primeiro município a iniciar as atividades do Desperta Digital, foi Major Gercino e, em seguida, os professores de Botuverá também participaram do curso online. Em breve, os docentes da rede municipal de ensino de Leoberto Leal também contarão com o Programa. “Esperamos ver, lá no fim do ano, que não foi um ano em vão, ver que apesar das dificuldades, conseguimos apresentar bons resultados e colher bons frutos destes alunos no decorrer do ano”, declarou o secretáriode Educação de Major Gercino, Bruno Roberto Liceski.

Para a professora, Carme Herartt, essa é “uma aprendizagem nova, esse ensinar a distância. Além de passar o conteúdo, a gente também aprende com os alunos as novidades sobre as tecnologias e essa troca também é enriquecedora, tem nos aproximado”. Já para o professor, Helton Hörner, que leciona na rede municipal de ensino de Botuverá diz que o curso foi motivador, com apresentação de muito aplicativos que devem incentivar na realização de aulas mais dinâmicas.

 “Hoje as aulas precisam ser atrativas para os estudantes, senão fica só um preenchimento por tabela, onde o professor transmite a informação e a criança tem que devolver uma resposta. Eu acho que o conhecimento é construído e entendo que a partir destes aplicativos que foram apresentados, existe uma margem maior para aplicação do conhecimento”, descreveu o professor.

Conforme a secretária de educação de Botuverá, Marilene Maurizio Assini, “os professores do SESI SENAI demonstram segurança sobre o conteúdo e contextualizam de maneira acessível os elementos necessários para a construção dos novos conhecimentos. Outro ponto forte se refere ao número de aplicativos virtuais apresentados até o momento, pois agora temos mais possibilidades de desenvolver a criatividade para a elaboração de aulas mais significativas e estimulantes”.

De acordo com coordenadora de educação Básica e Profissional do SESI SENAI, Sandra Freitas, a entidade espera contribuir muito com as prefeituras durante essa nova fase do ensino. O programa desperta vem realmente dar esse apoio para todos os professores da rede municipal pública para que eles possam conseguir dar subsídio necessário para os alunos, mas também aprender com eles, despertando essa ajuda mútua”, declarou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Mistério e suspeitas de canibalismo; Fotos das holandesas desaparecidas há 10 anos voltam à tona

Pedaços de ossos foram encontrados às margens de um riacho na região em que as amigas desapareceram; Um tênis que ainda estava com o pé de Lisianne dentro também foi encontrado

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina