keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades, Geral

Produção de grãos deve crescer 5% na próxima safra, estima Epagri

Resultado ainda deve ser superior ao de 2018,

X
x-default

Nesta terça-feira (15), a Epagri realizou uma conferência online para apresentar as estimativas da safra de verão 2020/21. Segundo a Empresa, a produção dos principais grãos – arroz, feijão, milho e soja – em Santa Catarina deverá ser de 6,45 milhões de toneladas, uma alta de 5% em relação ao ano passado. O resultado ainda deve ser superior ao de 2018, quando o Estado produziu 6,34 milhões de toneladas (alta de 1%).

O principal responsável pelo crescimento deverá ser o milho. A estimativa é de que a produção cresça de 2,5 milhões de toneladas para 2,89 milhões (12,3%) nesta safra. A soja também deve registrar uma alta importante na produção, passando de 2,31 milhões de toneladas para 2,45 milhões, crescimento de 7%.

“O mercado está aquecido com a alta do dólar, o que é favorável para estas culturas. Além disso, esse ano temos um aumento do recurso disponível para a safra e a redução dos juros, o que auxilia na produção”, destacou o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), Haroldo Tavares Elias.

No ano passado, as duas culturas foram especialmente afetadas pela estiagem. A soja registrou perdas de R$ 237 milhões e o milho de R$ 138 milhões. Em termos de produção, a soja registrou queda de 1,9% e o milho de 10%.

“Nós saímos de um ciclo agrícola de muitos desafios, enfrentados por todos os agricultores, que incluiu estiagem, ciclone e tempestades, que atingiram praticamente todas as regiões. Então podemos dizer que essa nova safra deve vir carregada de boas expectativas”, ressaltou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

Atualmente, os grãos estão no início do processo de cultivo. Algumas culturas como o milho já registram 15% de plantio. Já a soja ainda não começou a ser cultivada.


Clima

Durante a conferência, a Epagri também deu detalhes sobre o clima neste início de safra. A previsão é que a chuva seja abaixo da média no Oeste e dentro dos padrões no Litoral. Já a temperatura deve ficar um pouco acima do que foi registrado nos últimos anos. 

“Também temos a previsão de que aconteçam algumas tempestades, especialmente durante a primavera. Por isso é importante que os agricultores se mantenham alertas para as previsões diárias que possuem maior precisão”, destacou a meteorologista do Ciram, Gilsânia de Souza Cruz.

Cidades

Mãe e filho morrem com Covid-19 em Xanxerê

Ademar Júnior Isotton, de 32 anos, morreu na madrugada de domingo (20). Já a mãe, de 60 anos, morreu oito horas antes

Cidades

Morador de Camboriú desaparecido é encontrado morto

Geisel desapareceu na cidade de Camboriú quando saiu de casa na manhã de sexta

Cidades

Avenida Panorâmica de Balneário Camboriú será entregue neste domingo (20)

Uma solenidade de liberação da nova Avenida Panorâmica para o trânsito será realizada no domingo (20), por volta das 10h30

Mais notícias