keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Procurador Regional da República ministra palestra sobre leis e justiça em Balneário Camboriú

Na próxima segunda-feira (30), será o retorno dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú para o segundo semestre letivo. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação recepciona os servidores com palestras […]

Na próxima segunda-feira (30), será o retorno dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú para o segundo semestre letivo. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação recepciona os servidores com palestras de formação continuada. Desta vez, o Procurador Regional da República, Dr. Guilherme Zanina Schelb, palestrará sobre “O que precisamos saber sobre leis e justiça no ambiente escolar?”. O encontro será na Igreja Luz da Vida (Av. do Estado, 2998 – Centro), em dois horários: às 8h30 e às 13h30.

Durante o evento também será lançado o Projeto Ética e Cidadania, que visa levar às crianças e adolescentes conceitos relacionados à ética como responsabilidade, moralidade e respeito. Para isso, professores receberão formação para que sejam multiplicadores dos temas que serão trabalhados em sala de aula. O projeto é uma parceria entre o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Cerca de 2500 funcionários da Educação entre professores, especialistas, agentes de alimentação e de limpeza participarão da palestra e do lançamento do programa. Guilherme Zanina Schelb é mestre em Direito Constitucional e atualmente Procurador Regional da República, exerceu a função de Promotor de Justiça da Infância e Adolescência no Distrito Federal, de 1992 a 1995, sendo autor de diversas ações de combate e prevenção à violência e criminalidade infantojuvenil. Ele é o criador do PROTEGER – Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infantojuvenil. Na palestra em Balneário Camboriú, Guilherme Schelb falará diretamente sobre as questões que envolvem o ambiente escolar.

PROJETO ÉTICA E CIDADANIA

O Projeto Ética e Cidadania visa trabalhar em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça para que crianças e adolescentes os apliquem na vida cotidiana. Os professores multiplicadores receberão uma formação que tratará sobre mediação de conflitos, juízo moral, direitos e deveres, bem como cidadania e civismo e aplicarão o que aprenderam aos alunos.

Após o desenvolvimento dos conteúdos, os pais serão chamados para participaram de uma socialização e, assim, participarem da reflexão acerca do tema “Ética e Cidadania”, também se tornando multiplicadores dos próprios círculos sociais. Todo o conteúdo trabalhado no projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz entre as competências “empatia e cooperação” e “responsabilidade e cidadania”.

As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam dia 31 de julho (terça-feira).

Anote aí!

O que: Palestra com Guilherme Zanina Schelb e Lançamento Projeto Ética e Cidadania
Quando: 30 de julho (segunda-feira)
Horas: 8h30 e 13h30
Local: Igreja Luz da Vida (Av. do Estado, 2998 – Centro)

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Município de Itajaí tem redução nos casos de dengue

As ações de combate ao Aedes aegypti auxiliaram na redução dos casos de dengue em Itajaí

Cidades

Degusta Camboriú marca a estreia da cidade nos festivais gastronômicos

Evento fará um resgate de ingredientes locais com 15 menus exclusivos entre os dias 2 e 25 de setembro

Cidades

Porto Belo realiza Blitz Educativa pelo Agosto Lilás

O evento foi organizado pela Rede Catarina, da Polícia Militar, com participação do Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social, Polícia Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar

Cidades

Revitalização da Avenida Beira-Mar em São José recupera depressão na cabeceira da ponte do rio Araújo

Prefeitura escava adensamento para corrigir e restaurar a mobilidade segura da área

Cidades

Novo sistema de câmeras de Itapema faz leitura de placas e reconhecimento facial, veja o vídeo

Informações serão aproveitadas para a melhoria da segurança e para o planejamento da cidade

Mais notícias

Segurança

Prefeito de BC solicita audiência no STJ pra tratar sobre atuação da Guarda Municipal

Só no mês de julho deste ano, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú contabilizou 2.925 ocorrências

Segurança

Mãe leva filho para jogar pedras nas casas dos vizinhos

A PM a prendeu em flagrante por maus-tratos