keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Entrevista: Mercado Imobiliário se mantém em alta, mesmo com aumento nos juros

Movimento motivou ainda mais construtoras e incorporadoras, que se mantém otimistas com o mercado

Capturar2 Visor Notícias

Uma modalidade tradicional de financiamento, o conhecido financiamento bancário, ajudou o setor imobiliário e da construção civil do litoral de Santa Catarina a viver um de seus melhores momentos, no final do ano passado e começo deste ano. As empresas não estavam muito preparadas para a demanda, mas deram conta do recado. As vendas chegaram a zerar o estoque de imóveis prontos, elegíveis para financiamento, em cidades como Itapema, por exemplo. Um movimento que motivou ainda mais construtoras e incorporadoras, que se mantém otimistas com o mercado, mesmo agora, quando a taxa Selic subiu e a modalidade não é mais tão competitiva.

O programa Mercado Imobiliário SC conversou com o diretor comercial da N1 Empreendimentos, Rafael Gomes, que explicou que o setor em Itapema, por exemplo, não estava acostumado com o interesse do comprador de alto padrão pelo financiamento bancário. Ele lembrou que a alternativa se firmou como uma opção de financiamento, ao lado do tradicional financiamento próprio das construtoras, bastante comum no mercado e que também se manteve em alta no mesmo período. “O comprador desse tipo de imóvel ele avalia muito bem as vantagens e faz a opção de acordo com o mercado. Com a taxa Selic mais baixa e a oferta de imóveis prontos, muitos optaram por essa modalidade”, explicou.

Veja a entrevista completa

A movimentação do mercado, desde o ano passado, de acordo com Gomes, esteve calcada em dois pontos chave. A partir da pandemia houve o despertar para uma moradia segura e com maior qualidade de vida, longe dos grandes centros. Nesse caso a praia se apresentou como melhor opção e cidades como Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí se valorizaram. Também durante a pandemia houve procura por investimentos mais sólidos e seguros e mais uma vez os imóveis se apresentaram desta forma, a partir de 2020, como já havia ocorrido em outras crises no Brasil.

A busca por um investimento sólido e com alta valorização continua em 2021 e ao lado do interesse pelo litoral e pelas melhorias realizadas na região, deve manter as vendas elevadas nos próximos meses, conforme o diretor, mesmo que o estoque de imóveis prontos ainda esteja se recompondo. E independente do movimento de aumento da taxa Selic, que busca segurar consumo e inflação. Gomes também não vê interferência do processo eleitoral na procura pelos imóveis. Independente das disputas políticas, a expectativa, segundo ele, é de que os imóveis da região continuem se valorizando.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Marcos
Marcos Horostecki
Marcos Horostecki é jornalista e gestor público formado pelo Iesb - Instituto de Educação de Brasília-DF. Foi repórter no jornal A Notícia de Joinville-SC, editor-chefe do jornal ND em Florianópolis e chefe de comunicação no Ministério do Trabalho e no Ministério da Pesca em Brasília. Atuou ainda como Ouvidor Geral do Ministério do Trabalho em Brasília e Diretor de Imprensa na Prefeitura de Itajaí.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú tem os 10 prédios mais altos do Brasil

57,2% da população da cidade conhecida como "Capital dos Arranha-céus" reside em prédios

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Porto Belo é o primeiro no Brasil a usar nova tecnologia no vidro

Construtora vai investir R$ 32 milhões no empreendimento com a nova tecnologia no vidro

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo inaugurado há um mês já atraiu mais de 10 mil visitantes

O Oporto, nova área de lazer, gastronomia, cultura e negócios, tornou-se um dos principais destinos de moradores e turistas do Litoral Norte

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão