keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

PROCON orienta consumidores sobre a Black Friday

Nesta sexta-feira (23) haverá a famosa “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra” em português.

Nesta sexta-feira (23) haverá a famosa “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra” em português. O dia é marcado por promoções ao redor do mundo, e em Balneário Camboriú não é diferente. Em razão disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon/BC) orienta os consumidores da cidade sobre quais são os direitos e deveres dos estabelecimentos e de clientes.

“É muito importante que tanto estabelecimentos comerciais quanto consumidores estejam cientes sobre o Código de Defesa do Consumidor. Trata-se de um dia muito intenso em compras, alguns vendedores o estendem ao fim de semana. Por isso, o consumidor deve estar atento aos detalhes, como preços muito baixos, e às compras pela internet”, disse o diretor do Procon/BC, Jean Carlo Lopes.

Confira as dicas divulgadas pelo Procon:

1 – Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo é de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.

2 – É dever do fornecedor cumprir o anunciado. Por isso, atenção na hora da confirmação do pagamento, o preço deve ser idêntico ao ofertado.

3 – Atenção ao valor cobrado pelo frete que pode ser tão caro a ponto de não compensar o desconto no valor da mercadoria.

4 – Confira a credibilidade da loja. Para isso, procure no site a identificação da loja, como CNPJ e etc. Se estas informações não estiverem disponibilizadas, escolha outro fornecedor.

5 – Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida.

6 – Não compre por impulso. Não se endivide para comprar. Estipule quanto pretende gastar com cada item que deseja. Compare-o com o de outras marcas. Verifique se ele corresponde às suas expectativas. Lembre-se que parcelamento é dívida e que você terá que lidar com esta obrigação ao longo dos próximos meses. Se for inevitável, certifique-se de que o parcelamento cabe no seu orçamento e se este dinheiro não lhe fará falta no futuro.

7 – Garantia do produto, política de troca, prazo de entrega, também pode virar pegadinha durante este evento. Por isso, fique atento às letras de rodapé.

8 – Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.

9 – Por fim, lembre-se que em caso de problemas com as compras durante a Black Friday, não hesite em exigir seus direitos. Primeiro procure o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja. Anote o protocolo. Se esta medida não lhe trouxer solução, entre em contato com o Procon.

O Procon/BC fica na Rua 200, número 856 e seu horário de atendimento é das 13h às 18h. Para denúncias ou reclamações, disque 151 ou envie um e-mail para o endereço procon@bc.sc.gov.br. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Segurança

Empresário de Jurerê suspeito de dopar e estuprar mulher tem prisão mantida pela Justiça

Audiência de custódia ocorreu na tarde desta sexta-feira. Estupro aconteceu em 2019, segundo MPSC.