keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Procon e Imetro-SC orientam sobre cuidados na compra de brinquedos

É preciso ter atenção redobrada na hora de adquirir produtos para as crianças.

X
Foto: Divulgação/Secom

O Dia das Crianças se aproxima e a busca por presentes aumenta em todo comércio. O Procon estadual e o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, orientam sobre a necessidade de observar alguns detalhes na hora de ir às compras. Uma das dicas é escolher o brinquedo compatível com a idade da criança, verificar a segurança e não esquecer de pedir a nota fiscal, que é o comprovante válido da aquisição.

“É preciso ter atenção redobrada na hora de adquirir produtos para as crianças. Os pais e responsáveis devem estar bem atentos para as instruções na embalagem, se é adequado para a idade da criança e como manuseá-lo. E até mesmo onde comprar, para garantir seu direito de consumidor caso precise fazer a troca ou uma reclamação”, explica o diretor do Procon/SC, Tiago Silva.

O órgão lembra ainda que quem realiza compras pela internet tem o direito de arrependimento pelo prazo de sete dias, a partir do recebimento do produto. Além disso, é necessário guardar notas fiscais para realizar a troca. Conforme o Procon/SC, as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem defeitos. A prática é uma cortesia e deve ser informada ao cliente no momento da compra.

De olho na certificação

A certificação de brinquedos é obrigatória no Brasil. Seja nacional ou importado, o brinquedo para crianças de até 14 anos deve conter o Selo de Identificação da Conformidade. No Estado, o órgão responsável pela fiscalização é o Imetro-SC.

“O selo Inmetro é a evidência de que o produto passou por diversos ensaios de segurança exigidos pelo regulamento. Ele deve possuir informações, como a faixa etária, alerta sobre composição e riscos como bordas cortantes e partes pequenas que podem ser engolidas ou inaladas”, destaca o presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Banhistas encontram baleia morta em praia de São Francisco do Sul

Equipes vão realizar necropsia para identificar causas da morte do animal

Geral

Transplantes de órgãos: Governo regulamenta lei que institui selo “Santa Catarina por uma Nova Vida”

Santa Catarina ficou em segundo lugar em doações de órgãos no primeiro semestre deste ano

Geral

Menina encontrada viva em saco funerário morre pela segunda vez

Timesha Beauchamp, de 20 anos, teve graves danos no cérebro após passar horas em saco funerário

Geral

Gêmeas siamesas separadas em hospital recebem alta e se veem pela primeira vez

Meninas foram tratadas em Londres e foram liberadas para voltar para casa no Paquistão

Geral

Baleia que encalhou em Imbituba será tratada em Centro de Reabilitação de Florianópolis

De acordo com a médica veterinária e responsável técnica do PMP-BS, em Florianópolis, Marzia Antonelli, o cetáceo estava prostrado, bastante estressado, mas responsivo aos reflexos vitai

Mais notícias