keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Primeiro evento-teste com público imunizado recebe cerca de 500 pessoas em Santa Catarina

O número foi pautado pelos pesquisadores que farão o monitoramento dos participantes pelos próximos 15 dias

X
Divulgação

Santa Catarina foi palco de um dos primeiros eventos-teste do país, nesta quinta-feira, 29, na Grande Florianópolis. O local escolhido foi o Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), que, após 16 meses, recebeu o show gratuito da Camerata Florianópolis interpretando Mendelssohn e Beethoven. Dos mais de 900 lugares disponíveis no local, cerca de 500 foram utilizados para acompanhar a apresentação e servir como demarcação de segurança sanitária. O número foi pautado pelos pesquisadores que farão o monitoramento dos participantes pelos próximos 15 dias.

Um dos momentos comoventes da apresentação da Camerata foi protagonizado por um cantor de 28 anos que fez uma canção para o pai, internado à época com Covid-19. Ao lado da orquestra, Everton Leonardo Dreschler, conhecido como Jack, homenageou os profissionais de Saúde que atuam há mais de um ano e meio no combate ao Coronavírus.

“Nossa intenção com o evento foi ir além de um concerto musical. Foi avaliar a segurança sanitária de eventos desse porte por meio de pesquisa científica. Colheremos o resultado daqui a alguns dias. Mas o acontecimento já foi um primeiro passo importante. Trabalhamos de forma uníssona e multissetorial, com a contribuição de todos. Com os protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a pesquisa da Univali e Unisul, o apoio do Senac e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), além do acompanhamento próximo da nossa Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), tivemos o máximo cuidado com as pessoas”, apontou o governador Carlos Moisés.

SEGURANÇA EM SAÚDE

O evento-teste seguiu a prática das determinações sanitárias de prevenção ao novo Coronavírus, com o uso de máscaras do modelo FFP2, o distanciamento de 1,5m, poltronas marcadas, sinalizações diferentes para cada região da plateia e não permitiu o consumo de bebidas e alimentos dentro do Teatro. A plateia foi formada apenas por moradores da Grande Florianópolis, completamente imunizados, com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo após a vacinação. Todos os espectadores passaram por teste RT-PCR durante a semana.

Ao chegar no estacionamento ou na porta principal, o público foi dividido por cores que estipulavam diferentes acessos. Não só a entrada principal da rampa foi utilizada, como também as laterais do CIC. Uma equipe de cerca de 20 monitores orientou o público na chegada e na saída. Espectadores acompanhados de familiares puderam sentar próximos, como indicado na compra do ingresso e no preenchimento do termo de aceite para a pesquisa.

Ao se dirigir ao assento, para realizar o check-in, o participante do estudo acessava um QR-Code de uma plataforma de rastreabilidade contratada pela Santur para fornecer nome, telefone e e-mail. Os dados foram encaminhados à SES para o monitoramento. A partir de agora, a Secretaria e as Universidades Unisul e Univali acompanharão por 15 dias as respostas imunológicas dos participantes. Depois de cinco dias, haverá novos testes RT-PCR para todos que participaram do evento. 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, sublinhou essa união científico-cultural do estudo: “Esse evento foi o reflexo de um longo trabalho em conjunto de pesquisa aplicada. Nossa intenção aqui é analisar comportamentos, atitudes, práticas, o que precisa ser aperfeiçoado e o impacto que gera algo assim, com alto nível de segurança”.

PALCO E RECONSTRUÇÃO

A apresentação do evento-teste foi uma interpretação da Camerata de Florianópolis de Mendelssohn e Beethoven. Ela começou pouco depois de 20h. O maestro Jeferson Della Rocca não escondeu a satisfação de tocar para um público ao vivo novamente em um teatro – o que não ocorria havia mais de 500 dias. 

“Desde o dia 12 de março de 2020 não tocávamos aqui no CIC. O nosso setor foi extremamente impactado pela pandemia. É importante esse olhar que o Estado está conferindo ao setor, pois é o começo de uma reconstrução. Não retomada, pois muitos dos nossos acabaram deixando o ramo artístico, mas reconstrução. Hoje é um dia feliz e cheio de esperança, onde finalmente pudemos estar em contato com o nosso público mais uma vez”, disse.

CONCERTO E PÚBLICO 

Os aplausos entusiasmados percorrerram os sons do Teatro Ademir Rosa entre as apresentações e os gritos de “Bravo”. Para a farmacêutica Lorena dos Santos, moradora de São José, o sentimento ao participar de um evento presencial pode ser resumido a uma palavra: alegria. “Depois de tanto tempo, voltar a um teatro nos traz a esperança de que estamos mais perto de ter uma vida normal outra vez”, enfatizou. 

Nara Job, de 67 anos, é aposentada e mora em Florianópolis há cerca de sete anos. Já conhecia a Camerata e, antes do concerto, não escondeu sua ansiedade em voltar a ter contato com um evento dessa magnitude. “Faço aniversário em julho, no mês do Rock. Não imagina o quanto sentia falta da Camerata e seus shows. Quando a orquestra começa a tocar, nós nos transportamos para o mundo deles”. 

Depois do evento, ela confirmou suas expectativas. “Eu me senti segura e feliz. Foi uma experiência única. Conversamos com pessoas novas, com distanciamento, todos de máscara. Deu tudo certo. No bis, quando tocaram Perfume de Mulher, eu chorei muito”, destacou.

PRÓXIMOS PASSOS

O presidente interino da Santur, Renê Meneses, ressaltou que o momento é importante para os setores de eventos e turismo, que observa o avanço da vacinação como o começo da retomada gradual da vida socializada. “Esse espetáculo norteia a nossa conduta daqui para frente e começa a nos fornecer um diagnóstico, um balizamento, do que podemos retomar, como podemos e de que forma. É um primeiro passo. Criamos um grupo de trabalho com as entidades do setor, com a SES, com a Vigilância Sanitária, com as universidades. É algo técnico e científico que nos permitirá retomar os eventos com segurança no estado”, reforçou Meneses. 

Esse foi o primeiro de cinco eventos-teste que o setor planeja fazer nas próximas semanas. Após o primeiro espetáculo cultural, a Santur projeta ainda um congresso, uma feira, um jantar e um evento esportivo. As inscrições e confirmações de datas, como no caso da Camerata, serão anunciadas pelo governador Carlos Moisés. 

PESQUISA

Após o evento, a Univali e a Unisul farão um relatório completo com todas as orientações e apontamentos avaliados durante o estudo. Houve muita preocupação dos pesquisadores quanto a fraudes. De acordo com a equipe, muitos países enfrentaram problemas com intercambiamento, onde pessoas se passavam por vacinados na apresentação de documentação. Para isso, para garantir um sistema antifraude, houve uma dupla validação. 

A intenção dos pesquisadores, pós-evento teste, é que o método de estudo desenvolvido em Santa Catarina seja publicado em periódicos específicos e que sirva de referência nacional e internacional para outros estados e nações.

ORGANIZAÇÃO

Participam da organização do evento-teste, além do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Santur e Fundação Catarinense de Cultura, as Vigilâncias Sanitárias de SC e de Florianópolis, Abrape, Abeoc, Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, Ubrafe, Abrasel, Univali e Unisul, bem como as produções da Camerata Florianópolis, Orth Produções e Harmônica Arte e Entretenimento.

Fonte: Visor Notícias

Cultura e Lazer

Itapema recebe Projeto Cinemóvel Solar

O circuito da mostra itinerante de filmes começou no dia 2 de setembro e vai passar por 14 cidades catarinenses, percorrendo 1,2 mil quilômetros

Cultura e Lazer

Vencedores do Concurso de Contos e Poesias são premiados em Itapema

Concurso teve como objetivo dar oportunidade de expressão, valorizar e estimular o trabalho e produção literária dos escritores itapemenses,

Cultura e Lazer

Pet Park inédito no Brasil será inaugurado no Porto Belo Outlet Premium

Oito atividades de agility para animais de diferentes portes estarão distribuídas em 100 metros quadrados projetados pelo empreendimento

Cultura e Lazer

Dia do Cliente: Dazaranha Acústico neste sábado será atração do Jurerê Open Shopping

Programação durante o final de semana terá ainda Patrulha Canina e exposição de mustangs

Cultura e Lazer

Dia da cachaça: Bebida ganha status com rótulos elaborados que custam mais de R$ 4 mil

Mesmo com a ascensão de bebidas como Gin e vinho no país, a cachaça segue em expansão no país

Mais notícias

Famosos

Influencer Virgínia Fonseca anuncia pausa nas redes sociais após morte do pai

Influenciadora contou que está bastante abalada pela perda de Mário Serrão, de 72 anos

Tempo

Chuva de granizo é registrada na Serra em Santa Catarina

Neste domingo (19), moradores de Lages, na Serra Catarinense, registraram chuva de granizo. O fato ocorreu no bairro Sagrado Coração Jesus. A moradora Ieda Barroso, relatou que a chuva intensa foi de cerca de 15 […]