O primeiro caso da doença Mpox foi confirmado nesta quinta-feira (3) em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. A informação foi divulgada pela Vigilância de Saúde do município. De acordo com a nota da Prefeitura, o paciente está em tratamento e não há risco de contaminação para a população.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Santa Catarina registrou 13 casos de Mpox até quarta-feira (2), e com este novo caso, o total chega a 14 em 2024. As cidades mais afetadas até o momento são Florianópolis (6), Itajaí (4), Joinville (1), Balneário Piçarras (1), São Francisco do Sul (1) e São José (1).
A Mpox, também conhecida como Monkeypox, é uma zoonose viral que pode ser transmitida de animais para humanos e entre pessoas. Os principais sintomas incluem febre, dores de cabeça, dor muscular, fadiga, gânglios linfáticos inchados, erupções e lesões cutâneas. A doença costuma durar entre duas e quatro semanas. Ao apresentar sintomas, é importante procurar atendimento médico e notificar contatos recentes que apresentem sinais da infecção.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.