keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Previsão do tempo da Epagri/Ciram indica semana com sol, calor e pancadas de chuva no Estado

Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170mm, sendo mais frequente na segunda quinzena

A semana começa com sol, aumento de nuvens entre o final da manhã e o início da tarde com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde em todas as regiões, conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram. A temperatura diminui em relação aos dias anteriores. O vento sopra de nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Previsão para Dezembro de 2017, Janeiro e Fevereiro de 2018

O verão deve ser marcado por pouca chuva em boa parte de SC, com valores próximos abaixo da média climatológica. Apenas na região da Grande Florianópolis e Norte do Estado, a previsão é de chuva mais frequente e os totais podem ficar acima da média.

Destaque: no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.

Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano)  

Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170mm, sendo mais frequente na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e a chuva convectiva (curta duração) ocorre com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200mm.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuva mais intensa especialmente no Oeste e Meio-Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde).

Ciclones extratropicais nesta época do ano são menos frequentes, mas quando ocorrem intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura

A previsão é de temperatura acima da média climatológica, no trimestre. No entanto, na primeira quinzena de dezembro, a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano e ainda pode ocorrer à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão, pelo menos duas ou três ondas de calor deve manter alta a temperatura, por vários dias consecutivos. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Procon fiscaliza Ferry Boat sobre gratuidade da travessia para autistas e pessoas com deficiência

De acordo com o Procon, ficou constatado que a empresa cumpre o que está na Lei Estadual 18.060/2021

Geral

Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo (22)

Gol e Azul confirmaram que voltarão a oferecer serviço a partir do primeiro dia. No caso da Latam, ele será disponibilizado em 1º de junho.

Geral

STF confirma multa para motorista que recusa bafômetro

Também foi proibida venda de bebida alcoólica às margens de rodovias

Geral

Sicredi faz entrega dos prêmios finais da promoção Verão Premiado

Além dos dois carros sorteados, a cooperativa entregou na promoção mais de 1500 prêmios

Geral

Postos Havan terão gasolina a R$4,99 o litro no Dia do Imposto Zero

Ação acontecerá no dia 26 de maio, em Araranguá, Palhoça, Barra Velha e Brusque (SC)

Mais notícias

Segurança

Investigação: PC prende suspeitos de cometer vários roubos em Blumenau

Após investigação da DIC/PCSC, quatro homens foram identificados. Entre eles está o principal suspeito da morte de um policial militar rodoviário

Segurança

Morador conta como foi tentativa de resgate de homem que morreu queimado em SC

Carro em que ele estava capotou e pegou fogo. Veja a reportagem do Visor Manhã