keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Previsão aponta que frio do outono deve chegar mais cedo que o normal em 2022

Fenômeno La Niña prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término às portas do inverno de 2022

frio sao paulo 13 graus 03082019202547749 Visor Notícias

A Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) indicou que o fenômeno La Niña alcançou sua maturidade. O fenômeno prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término às portas do inverno de 2022. A partir daí, embora exista especulação em torno do aparecimento de um El Niño no segundo semestre, recomenda-se cautela com a tomada de decisão, prevê a Climatempo.

Atualmente, a Oscilação Interdecadal do Pacífico em fase fria vem impedindo o aparecimento frequente de El Niños. Nos últimos dez anos, três previsões de El Niño não se confirmaram por conta da ODP. O ano de 2022 será semelhante ao ano de 2012, justamente um dos períodos em que havia previsão de El Niño que não se confirmou.

Para o período entre fevereiro e abril de 2022, a simulação da Universidade de Colúmbia indica manutenção da chuva abaixo da média no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, além de boa parte do Uruguai e Argentina, comprometendo o desenvolvimento agrícola. Outras áreas com chuva abaixo da média aparecem no Sudeste, entre São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio De Janeiro e sul do Espírito Santo, além do norte do Nordeste, sudoeste do Amazonas e oeste do Acre.

No caso do Sudeste, a diminuição da chuva indica que, apesar do aumento significativo do nível dos reservatórios para geração de energia elétrica entre a primavera e início do verão, o mesmo desempenho não será visto até o fim do período úmido. No norte do Nordeste, a chuva abaixo da média está associada à temperatura do Atlântico. Apesar do La Niña normalmente contribuir com precipitações intensas sobre a Região, também há uma grande dependência do Atlântico para que a chuva se confirme.

E onde choverá intensamente nos próximos meses?

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, o prognóstico indica chuvas intensas no oeste de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, em boa parte do Norte e Nordeste, além de Goiás e Mato Grosso. Apesar da atual onda de calor que domina o centro e sul do Brasil, a tendência é de temperatura próxima da média entre fevereiro e abril. O frio do outono, inclusive, deve chegar mais cedo que o normal em 2022. O calor ficará acima da média entre o Norte e Nordeste, áreas que receberão chuva abaixo do normal no trimestre.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: RS Agora

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Páscoa em Santa Catarina

A Defesa Civil adverte que o tempo reserva uma mescla, com períodos de sol e pancadas de chuva, acompanhe:

Tempo

Depois de 20 anos Furacão Catarina pode retornar?

O dia 27 de março ficou marcado pelos catarinenses; especialista revela se há chances do fenômeno acontecer novamente

Tempo

Dias com temperaturas agradáveis são esperados para o Litoral Norte

Segundo o Clima Tempo, as chuvas em quantidades significativas retornam em Abril

Tempo

Tempo ensolarado predomina no domingo em SC; confira as temperaturas por região:

Apesar da predominância de sol durante o dia, o domingo pode trazer chuvas isoladas para Litoral Norte; o calor volta na segunda-feira

Mais notícias