keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Presos concluem ensino superior e formatura é realizada dentro de Tribunal do Júri em Itapema

Esta foi a primeira vez na história da comarca que o Judiciário local sediou tal evento

Foto: TJSC/Divulgação

Eles já estiveram ali, sentados no banco dos réus. Na última semana, contudo, dois detentos do presídio de Itapema retornaram ao ambiente do salão do Tribunal do Júri daquela comarca com outro objetivo: colar grau em curso de nível superior.

O mestre de cerimônias do evento, aliás, foi muito feliz ao abrir os trabalhos e parafrasear fala do político britânico Winston Churchil para iniciar a sessão solene de colação de grau: “O sucesso não é definitivo e o fracasso não é fatal: o que importa é a coragem para seguir em frente.”

Esta foi a primeira vez na história da comarca que o Judiciário local sediou tal evento. Em seu discurso, na sexta-feira (20/5), o juiz Marcelo Trevisan Tambosi, titular da Vara Criminal de Itapema, parabenizou a dupla e ressaltou tratar-se de um momento único, por não se ter notícia de nenhuma outra situação em que dois apenados tenham colado grau de ensino superior com solenidade realizada nas dependências do Tribunal do Júri, pelo qual um deles passou e por isso encontra-se onde está.

Os formandos em Tecnologia em Gestão de Produção Industrial, curso ofertado pela Universidade Anhanguera e com duração de três anos, tiveram aulas dentro da unidade prisional onde ainda cumprem as penas. Inicialmente com professores e depois, na pandemia, de forma virtual e com o auxílio de apostilas. No total, cinco apenados ingressaram no curso. Três deles ainda finalizam as disciplinas, já fora do sistema prisional.

Foto: TJSC/Divulgação

Para o magistrado, muito mais do que estar previsto na Lei de Execução Penal o dever de promover a ressocialização da pessoa privada de liberdade, os envolvidos nesse mister devem estar dispostos a isso. Assim, apesar de algumas deficiências e avanços do sistema prisional, quem está diretamente envolvido deve engendrar esforços para a efetiva ressocialização.

“Por isso, o diligente diretor da unidade prisional de Itapema buscou e firmou convênio com a Universidade Anhanguera, para a disponibilização de cursos de nível superior a detentos do presídio de Itapema. O curso é custeado pela família do apenado. Com esse exemplo, a união de pessoas do sistema prisional, da universidade ‘disposta a fazer a diferença’ e da família mostra que é possível, sim, promover essa ressocialização”, frisa o juiz Marcelo Trevisan Tambosi.

Orgulhosos e emocionados, alguns familiares acompanharam a solenidade e fotografaram tudo. O ato inédito também ficou registrado no canal da comarca no YouTube. Participaram do evento ainda, além do magistrado, o diretor do presídio de Itapema, João Vitor de Souza, e o professor doutor James Luiz Venturi, da Universidade Anhanguera, polo de Itapema, que realizou a cerimônia de colação de grau da dupla de, agora, formados.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Casal que viveu 70 anos junto morre no mesmo dia em SC

Depois de uma vida inteira juntos e de morrerem no mesmo local, o casal foi sepultado juntos, no cemitério da cidade

Geral

Em Laguna, pavimentação asfáltica da estrada geral de acesso à Praia do Sol e outras obras são autorizadas

Com a presença do governador Carlos Moisés, o município autorizou as ordens de serviços para o início das obras

Geral

Pescadores de Itapema capturam “peixes gigantes”

O registro da pescaria farta foi compartilhado pelo perfil no Instagram do Rancho do Dato

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações

Geral

Quina de São João: Moradores de Bombinhas, Itajaí, BC e Camboriú ganham prêmios

Cerca de 32 apostas de SC acertaram na Quina de São João

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Em apenas um dia, Vivapark Porto Belo vende R$ 115 milhões em lotes para residências

Este foi o maior valor de vendas em um único dia em toda história da Vokkan

Política

Presidente Bolsonaro confirma general Braga Netto como vice em chapa

Anúncio oficial deverá ocorrer nos próximos dias, mas, Bolsonaro, antecipou que sua escolha será o Braga Netto