keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Preso homem que criava perfis falsos de jovens para extorquir usuários do facebook com nudes

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, elucidaram um crime de extorsão praticado no golpe da “sextorsão”/”nudes” e prenderam um […]

WhatsApp Image 2020 10 01 at 20.15.05 Visor Notícias
Polícia Civil/Visor Notícias

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, elucidaram um crime de extorsão praticado no golpe da “sextorsão”/”nudes” e prenderam um envolvido preventivamente.

Na quinta-feira (01), foram cumpridos um mandado de busca e apreensão na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e na Penitenciária de Charqueadas (RS). Houve apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos do DEIC/RS.

Os criminosos criam perfis falsos (fakes) de garotas nas redes sociais e, a partir daí, passam a adicionar homens, na maioria das vezes de meia idade, e começam a trocar mensagens eróticas com eles. Durante as conversas, que são realizadas através do bate-papo de aplicativos, são trocadas fotos íntimas (nudes) entre a suposta garota e as vítimas, que são enganadas pelos autores do crime.

Depois, já de posse da foto da vítima, os golpistas entram em contato e se apresentam como pai da suposta garota, ou policial, informam que a menina seria menor de idade e exigem dinheiro em troca de não registrar a ocorrência (no caso do suposto pai), ou “arquivar” a denúncia (no caso do suposto policial).

Caso a vítima não deposite a quantia em dinheiro exigida pelos criminosos, eles ameaçam expor toda a conversa aos familiares das vítimas, que, subjugados a essa situação, acabam efetivando os depósitos. No caso investigado, foi possível inferir que a trama criminosa partiu de dentro do sistema penitenciário de Charqueadas (RS), onde um detento, em conluio com a esposa, aplicava o referido golpe, o qual acabou por vitimar ao menos oito vítimas em Itajaí.

Diante disso, foi representado ao Judiciário pela expedição dos mandados de busca e apreensão na residência dos criminosos e na penitenciária do Rio Grande do Sul, bem como pela prisão contra o casal investigado. Os mandados então foram cumpridos no interior da penitenciária, onde foram apreendidos aparelhos celulares em posse dos detentos e certa quantidade de droga (crack). Um homem envolvido no crime foi preso preventivamente. A mulher, até o momento, não foi localizada e segue foragida da Justiça.

Segundo o Delegado de Polícia, Rafael Leandro Lorencetti, eles deverão ser indiciados pelo crime de extorsão. O inquérito policial deverá ser concluído no prazo de 10 dias e remetido ao Poder Judiciário.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Incêndio destrói fábrica em Araquari; confira as imagens

A empresa fabricava tintas e produtos inflamáveis; o esforço para controlar as chamas durou aproximadamente cinco horas

Segurança

Adolescente que morreu afogado em Navegantes é identificado

“Não consigo imaginar nossa sala sem você. Cuida de nós aí, anjo lindo”, escreveu a professora de Antony

Segurança

Bebê sofre queimaduras de 2º grau durante banho em creche em Criciúma

Em outra creche da mesma rede, um bebê apresentou hematomas no rosto depois de ser mordido por um colega

Segurança

SC tem 80% dos assassinatos e solucionados superando índices Globais

O objetivo é que até 2026 a marca de 89% dos homicídios sejam esclarecidos

Segurança

Polícia investiga fraude em licitação de R$ 5 milhões em Mafra

A operação ''Post Factum'' investiga irregularidades em uma dispensa de licitação ocorrida em 2023, que envolve a compra de agasalhos para detentos

Mais notícias

Segurança

Incêndio destrói fábrica em Araquari; confira as imagens

A empresa fabricava tintas e produtos inflamáveis; o esforço para controlar as chamas durou aproximadamente cinco horas

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento: