keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Preparem-se! Enorme massa de ar polar vai causar frio extremo em 13 estados do Brasil

Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC

brasil 2 Visor Notícias
Foto: MetSul/Divulgação

A partir desta quinta-feira (18), uma enorme massa de ar frio começa a ingressar no Sul do Brasil e vai derrubar as temperaturas em grande parte do país. Segundo o MetSul, o frio extremo será tanto que até algumas cidades da Bahia poderão registrar temperaturas mais baixas quando o ar frio passar a atuar mais sobre o Atlântico. Essa será a terceira grande incursão de ar frio neste ano no Brasil. 

O ar frio será precedido por uma frente fria de forte atividade que vai avançar nesta quinta-feira pelo Sul, o Centro-Oeste e setores mais a Oeste da Região Sudeste com chuva em grande número de municípios, além de temporais que podem trazer rajadas de vento forte e queda de granizo. O sistema tende a enfraquecer ao cruzar pelo Sudeste, onde não deve causar muita chuva e sequer trará precipitação em algumas áreas, mas no Centro-Oeste o ramo frontal será muito ativo com intensa instabilidade no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

A intensa massa de ar frio de origem polar de trajetória continental vai infiltrar o território brasileiro entre amanhã e a sexta-feira, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, em latitudes da Patagônia. A temperatura despencará no Sul, em muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, e em parte da Região Norte.

A incursão de ar polar vai rivalizar em intensidade com a grande onda polar de maio, embora em alguns locais, como no Brasil Central, o frio não seja igual ao de maio, mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas cairão mais que no evento de frio associado ao ciclone Yakecan do quinto mês deste ano. Várias cidades do Sul do país podem ter as suas menores mínimas até agora neste ano no final da semana.

A temperatura despenca nesta quinta nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, extremo Oeste de São Paulo e no Oeste do Mato Grosso. Na sexta, o ar frio derruba as marcas nos termômetros em todo o estado de São Paulo, no Oeste e Sul de Minas, incluindo o Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, Sul de Goiás, na maior parte do Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e até no Sul do estado do Amazonas.

O ar frio vai ingressar com fortes rajadas de vento em um grande número de cidades, sobretudo do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, o que vai trazer sensação térmica muito baixa. No começo da sexta-feira, nos pontos mais altos do Sul do Brasil, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até 10ºC a 15ºC abaixo de zero.

Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos, considerando a equação de sensação do National Weather Service dos Estados Unidos que é a mais atualizada e moderna. A antiga, não mais usada há 20 anos pela Meteorologia norte-americana e ainda curiosamente utilizada no Brasil, exagera nos valores de sensação negativa com marcas fora da realidade.

MÍNIMAS EXTREMAMENTE BAIXAS NO SUL

Passada a frente fria, um centro de alta pressão significativo vai se instalar no Sul do Brasil entre sexta e sábado. Os modelos numéricos analisados pela MetSul projetam um centro de alta de até 103 hPa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na noite de sexta para sábado. Altas de quase 1040 hPa são potentes e tendem a favorecer frio muito intenso.

É justamente o que vai ocorrer. Mínimas muito baixas já ocorrem, mesmo com nuvens, no início da sexta-feira, mas a alta pressão polar sobre o Sul do Brasil vai inibir nebulosidade e o tempo vai estar muito aberto com céu claro, perfil muito seco da atmosfera e vento calmo na noite de sexta para sábado, que será a mais gelada neste episódio. Isso vai determinar um resfriamento noturno muito pronunciado com um amanhecer de sábado de marcas congelantes no Sul do Brasil.

O amanhecer do sábado deve ser o mais gelado do ano até agora em vários pontos do Sul do país com mínimas abaixo de zero em centenas de cidades e que podem cair a valores de 6ºC a 8ºC abaixo de zero em algumas estações da Serra do Sudeste e dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e mesmo 8ºC ou 9ºC negativos no Planalto Sul de Santa Catarina. Marcas de 3ºC a 5ºC abaixo de zero podem ocorrer no Planalto de Palmas, no Paraná, conforme os dados de hoje e sujeitos a mudanças.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Páscoa em Santa Catarina

A Defesa Civil adverte que o tempo reserva uma mescla, com períodos de sol e pancadas de chuva, acompanhe:

Tempo

Depois de 20 anos Furacão Catarina pode retornar?

O dia 27 de março ficou marcado pelos catarinenses; especialista revela se há chances do fenômeno acontecer novamente

Tempo

Dias com temperaturas agradáveis são esperados para o Litoral Norte

Segundo o Clima Tempo, as chuvas em quantidades significativas retornam em Abril

Tempo

Tempo ensolarado predomina no domingo em SC; confira as temperaturas por região:

Apesar da predominância de sol durante o dia, o domingo pode trazer chuvas isoladas para Litoral Norte; o calor volta na segunda-feira

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão