keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura esclarece que polo da UAB de Itapema não está envolvido em investigação da Polícia Federal

A Prefeitura de Itapema divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira, 15, informando que não há relação com a investigação feita na UFSC com o polo existente na cidade

A Prefeitura de Itapema divulgou na manhã desta sexta-feira, 15, uma nota de esclarecimento sobre a operação da Polícia Federal realizada em FLorianópolis contra a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UAB (Universidade Aberta do Brasil). Leia a íntegra do comunicado.

 

Nota de Esclarecimento – Polo UAB Itapema

Devido a repercussão nos veículos de comunicação desde a quinta-feira (14/09) sobre os escândalos relacionados à UFSC que envolveram o nome do município de Itapema e o Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, esclarece que o Polo Presencial UAB assim como a Prefeitura de Itapema não tem nenhum tipo de relação com as denúncias que envolvem verbas da EaD onde o setor responsável da Universidade Do Estado de Santa Catarina (UFSC) está sendo investigado.

 

O município de Itapema mantém um Polo de apoio Presencial, onde recebe cursos de Universidades Públicas inclusive da UFSC, no entanto, não possui qualquer contato com verbas públicas da CAPES que mantém esses cursos.  A UAB é um programa do Governo Federal que iniciou em 2006 com o objetivo de expandir os cursos de licenciatura para formação de professores nas mais distantes regiões do país. Depois abriu também para os bacharelados e Especializações.

Como funciona o Polo UAB de Itapema: os cursos são aprovados pela CAPES que destina os recursos para as Universidades Públicas as quais ofertam para os Polos através de editais. Os cursos são de ótima qualidade, na modalidade EaD facilitando o acesso de pessoas da comunidade. Esses cursos têm encontros presenciais com professores vindos das Universidades ou aulas transmitidas através de videoconferência. Também dispõe de tutores presenciais os quais são selecionados pelas Universidades através de Editais sem nossa participação. A remuneração dos tutores é pela CAPES através de uma bolsa no valor de 765,00 mensais via conta bancária em nome de cada tutor.

Atualmente, o Polo de Itapema está com 5 cursos da UFSC (Licenciatura em física, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração) Técnico em Informática e Internet do PRONATEC que é ofertado pelo IF-SC e um curso de Licenciatura em Informática da UDESC.  Em agosto formaram duas turmas de Pedagogia da UDESC.

 

A Prefeitura Municipal de Itapema, assim como o Polo UAB desconhecem o motivo pelo qual teriam sido citadas na mídia. Entendemos não ter o porquê tendo em vista que não há qualquer tipo de relação com o ocorrido e nos colocamos a inteira disposição da comunidade em geral. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Tempo

Geada e chuvas isoladas são esperadas em SC nos próximos dias; veja a previsão do tempo

Epagri/Ciram indica dias de sol, nevoeiros matinais e possibilidade de chuvas

Segurança

Jovens com passagens policiais são alvos de tiros em Joinville

As identidades dos atiradores ainda não foram confirmadas