keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura esclarece que polo da UAB de Itapema não está envolvido em investigação da Polícia Federal

A Prefeitura de Itapema divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira, 15, informando que não há relação com a investigação feita na UFSC com o polo existente na cidade

A Prefeitura de Itapema divulgou na manhã desta sexta-feira, 15, uma nota de esclarecimento sobre a operação da Polícia Federal realizada em FLorianópolis contra a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UAB (Universidade Aberta do Brasil). Leia a íntegra do comunicado.

 

Nota de Esclarecimento – Polo UAB Itapema

Devido a repercussão nos veículos de comunicação desde a quinta-feira (14/09) sobre os escândalos relacionados à UFSC que envolveram o nome do município de Itapema e o Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, esclarece que o Polo Presencial UAB assim como a Prefeitura de Itapema não tem nenhum tipo de relação com as denúncias que envolvem verbas da EaD onde o setor responsável da Universidade Do Estado de Santa Catarina (UFSC) está sendo investigado.

 

O município de Itapema mantém um Polo de apoio Presencial, onde recebe cursos de Universidades Públicas inclusive da UFSC, no entanto, não possui qualquer contato com verbas públicas da CAPES que mantém esses cursos.  A UAB é um programa do Governo Federal que iniciou em 2006 com o objetivo de expandir os cursos de licenciatura para formação de professores nas mais distantes regiões do país. Depois abriu também para os bacharelados e Especializações.

Como funciona o Polo UAB de Itapema: os cursos são aprovados pela CAPES que destina os recursos para as Universidades Públicas as quais ofertam para os Polos através de editais. Os cursos são de ótima qualidade, na modalidade EaD facilitando o acesso de pessoas da comunidade. Esses cursos têm encontros presenciais com professores vindos das Universidades ou aulas transmitidas através de videoconferência. Também dispõe de tutores presenciais os quais são selecionados pelas Universidades através de Editais sem nossa participação. A remuneração dos tutores é pela CAPES através de uma bolsa no valor de 765,00 mensais via conta bancária em nome de cada tutor.

Atualmente, o Polo de Itapema está com 5 cursos da UFSC (Licenciatura em física, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração) Técnico em Informática e Internet do PRONATEC que é ofertado pelo IF-SC e um curso de Licenciatura em Informática da UDESC.  Em agosto formaram duas turmas de Pedagogia da UDESC.

 

A Prefeitura Municipal de Itapema, assim como o Polo UAB desconhecem o motivo pelo qual teriam sido citadas na mídia. Entendemos não ter o porquê tendo em vista que não há qualquer tipo de relação com o ocorrido e nos colocamos a inteira disposição da comunidade em geral. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Itajaí

Com 230m² de área, o local atenderá cerca de 2 mil moradores do bairro

Cidades

Porto Belo terá festival gospel com shows nacionais

A proposta em 2022 será diferente dos anos anteriores, dando a oportunidade de os fiéis participarem de dois shows nacionais

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Mais notícias

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Segurança

Polícia Civil prende homem que estava foragido por tráfico de drogas em Tubarão

O homem foi preso ainda em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo