keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura esclarece que polo da UAB de Itapema não está envolvido em investigação da Polícia Federal

A Prefeitura de Itapema divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira, 15, informando que não há relação com a investigação feita na UFSC com o polo existente na cidade

A Prefeitura de Itapema divulgou na manhã desta sexta-feira, 15, uma nota de esclarecimento sobre a operação da Polícia Federal realizada em FLorianópolis contra a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UAB (Universidade Aberta do Brasil). Leia a íntegra do comunicado.

 

Nota de Esclarecimento – Polo UAB Itapema

Devido a repercussão nos veículos de comunicação desde a quinta-feira (14/09) sobre os escândalos relacionados à UFSC que envolveram o nome do município de Itapema e o Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, esclarece que o Polo Presencial UAB assim como a Prefeitura de Itapema não tem nenhum tipo de relação com as denúncias que envolvem verbas da EaD onde o setor responsável da Universidade Do Estado de Santa Catarina (UFSC) está sendo investigado.

 

O município de Itapema mantém um Polo de apoio Presencial, onde recebe cursos de Universidades Públicas inclusive da UFSC, no entanto, não possui qualquer contato com verbas públicas da CAPES que mantém esses cursos.  A UAB é um programa do Governo Federal que iniciou em 2006 com o objetivo de expandir os cursos de licenciatura para formação de professores nas mais distantes regiões do país. Depois abriu também para os bacharelados e Especializações.

Como funciona o Polo UAB de Itapema: os cursos são aprovados pela CAPES que destina os recursos para as Universidades Públicas as quais ofertam para os Polos através de editais. Os cursos são de ótima qualidade, na modalidade EaD facilitando o acesso de pessoas da comunidade. Esses cursos têm encontros presenciais com professores vindos das Universidades ou aulas transmitidas através de videoconferência. Também dispõe de tutores presenciais os quais são selecionados pelas Universidades através de Editais sem nossa participação. A remuneração dos tutores é pela CAPES através de uma bolsa no valor de 765,00 mensais via conta bancária em nome de cada tutor.

Atualmente, o Polo de Itapema está com 5 cursos da UFSC (Licenciatura em física, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração) Técnico em Informática e Internet do PRONATEC que é ofertado pelo IF-SC e um curso de Licenciatura em Informática da UDESC.  Em agosto formaram duas turmas de Pedagogia da UDESC.

 

A Prefeitura Municipal de Itapema, assim como o Polo UAB desconhecem o motivo pelo qual teriam sido citadas na mídia. Entendemos não ter o porquê tendo em vista que não há qualquer tipo de relação com o ocorrido e nos colocamos a inteira disposição da comunidade em geral. 

Cidades

Prefeitura de Florianópolis decreta situação de emergência após chuvas

Segundo informações da Defesa Civil, foram mais de 30 de ocorrências

Cidades

Mãe e filha morrem durante deslizamento em Florianópolis

Os bombeiros ainda trabalham no atendimento da ocorrência na tarde deste domingo, mas já confirmaram que os dois corpos foram encontrados

Cidades

Surfista é atacado por animal marinho em Navegantes

Não é possível afirmar qual animal marinho atacou o surfista

Cidades

Chuva forte causa estragos em Florianópolis e interrompe o trânsito da SC-401

Todas as equipes da prefeitura trabalham nas ruas neste domungo (24)

Cidades

Gor resgatada cachorro vítima de maus-tratos em Itapema

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil para que seja apurado os fatos e o proprietário seja punido conforme prevê o Art. 32 da Lei 9605/98

Mais notícias