keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de Piçarras lança campanha para conter o avanço da dengue

Crie novos hábitos e previna-se contra o mosquito

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, está em alta circulação na região. A mudança de hábitos comuns do dia a dia é eficaz para conter a proliferação do mosquito, que se desenvolve em água parada e limpa.
Divulgação

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, está em alta circulação na região. A mudança de hábitos comuns do dia a dia é eficaz para conter a proliferação do mosquito, que se desenvolve em água parada e limpa.

Para conscientizar a população, a prefeitura coloca em ação a campanha “Balneário Piçarras Contra a Dengue”, com ações nas redes sociais. Na última sexta-feira, 6, o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue, André Luiz Ladewig, se reuniu com a secretária de Saúde, Susana Perinotti, e demais servidores da pasta na chamada “sala de situação”, que deve ser realizada uma vez por mês.

A reunião visa debater ações de contenção no município, que é considerado infestado pelo Aedes aegypti, ou seja, possui mosquitos próximo à área residencial e comercial. Serão realizadas ações de conscientização dos alunos da rede municipal de ensino, com palestras ofertadas em ordem definida de acordo com o nível de gravidade da presença do mosquito na região.

A prioridade definida na última sala de situação foi a limpeza de terrenos com acúmulo de lixo, local em que pode se proliferar o mosquito, uma vez que os resíduos podem acumular água. “Destacamos para a população que o mosquito se desenvolve somente em água limpa e que é essencial que recebam os agentes de combate à dengue, para que sejam realizados os procedimentos e orientações adequados”, enfatiza o coordenador do programa, André Luiz Ladewig. A contratação do maquinário e de operadores será realizada pela Secretaria de Obras, enquanto a fiscalização será responsabilidade da Vigilância Sanitária.

Até esta terça-feira, 11, Balneário Piçarras registrou 17 casos de pessoas infectadas. O Programa de Controle e Combate à Dengue monitora 196 armadilhas e 86 pontos estratégicos, foram registrados 497 focos positivos ao longo do ano.

Crie novos hábitos

Para evitar o mosquito, atente-se às medidas preventivas que fazem toda a diferença. Não deixe água parada em pneus e recipientes, que devem ser mantidos em locais cobertos. Coloque areia ou terra nos vasos de plantas para evitar a água parada. Mantenha sua piscina bem cuidada com produtos adequados. Caso avistar locais inadequados, denuncie na Ouvidoria Municipal pelo telefone/WhatsApp 3347-4704 ou e-mail ouvidoria@picarras.sc.gov.br, para protocolo de pedidos de recolhimentos de pneus e notificações de terrenos com acúmulo de resíduos.

Os sintomas da dengue, chikungunya e do zika vírus são febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira. Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Prefeita de Itapema lamenta a morte de Stalin Passos

O empresário Stalin Passos morreu nesta segunda-feira (16) aos 80 anos

Geral

Morre o empresário Stalin Passos em Itapema

O velório ocorre nesta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Itapema

Geral

Ministério Público Federal investiga prazos do Contorno de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão

Geral

Lideranças pressionam Arteris para entrega do Contorno de Florianópolis

Concessionária da BR-101 reafirmou que pretende cumprir o prazo de 31 de dezembro de 2023

Geral

Governo do Estado debate desafios do setor portuário com lideranças do Sul do Brasil

Chefe do executivo ressaltou a prioridade dada pela atual gestão nos investimentos em infraestrutura

Mais notícias

Segurança

Rajada de vento derruba três tripulantes de balão

O piloto do balão precisou fazer um pouso forçado após a mudança brusca no tempo

Segurança

Bandidos roubam armas de dentro do Banco do Brasil em Itajaí

Foram levados revólveres e munições Veja mais no vídeo