keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Navegantes reinaugura Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

O prefeito Liba Fronza, mencionou na reinauguração, que a entrega das obras da gruta foi um passo muito importante para atender os turistas e fiéis, afinal trata-se de um espaço cultural, religioso e ambiental

Divulgação

A comunidade de Pedreiras e autoridades municipais participaram da reinauguração da tradicional Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe. A entrega dessa obra contempla a revitalização de todos os acessos da gruta, desde a escadaria ao templo religioso.

Os recursos para a revitalização da gruta foram por meio da compensação ambiental da Portonave e contou com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (CONGEPAN).

O prefeito Liba Fronza, mencionou na reinauguração, que a entrega das obras da gruta foi um passo muito importante para atender os turistas e fiéis, afinal trata-se de um espaço cultural, religioso e ambiental. Na ocasião, o prefeito falou sobre o planejamento estratégico para um novo investimento para o Parque Ambiental, com uma sede e um sistema de trilhas.

“Nos últimos anos, a gruta foi alvo de vandalismo com incêndio criminoso. Hoje, totalmente recuperada e com acessibilidade, a Gruta ficou mais acolhedora e segura, com câmeras de segurança e sistema de 24 horas com botão de emergência e sistema de voz para recados em tempo real”, destacou o prefeito.

De acordo com o Superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, os recursos para a obras de revitalização da gruta foi junto à Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que analisou todos os pedidos de Compensação Ambiental para as Unidades de Conservação.

“A Gruta Nossa Senhora do Guadalupe faz parte da Unidade de Conservação, cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é o Parque Natural Municipal de Navegantes, sendo a gruta um atrativo que se encontra dentro da poligonal do parque.”

Sobre a Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Localizada no bairro Pedreiras, com entrada principal pela BR 470, a Gruta em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe possui altar com imagens religiosas e fonte de água natural. A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México, em 1.531 e se espalhou rapidamente por toda a América Latina. A Santa é muito invocada entre aqueles que sofrem de doenças nos olhos.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Uniedu: Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações